Entre os meses de abril e setembro de 2018, a rede de ensino Cecon conseguiu atrair uma média de 40 novos alunos por mês para os cursos técnicos EaD de Meio Ambiente, Química, Segurança do Trabalho, Eletrônica e Informática.
Firmamos nossa parceria com o objetivo de aumentar o tráfego de visitantes no site e também converter uma parte desses visitantes em oportunidades de matrícula, junto ao time comercial do Cecon. Foram 240 novas matrículas em um período de ações concentradas de marketing digital.
Para você entender detalhadamente o que fizemos, seguem abaixo, as ações coordenadas que permitiram o acúmulo desses resultados:
Tráfego pago e tráfego orgânico
Quando assumimos o projeto, ficamos muito satisfeitos com o volume de tráfego espontâneo do site. Ao longo de 180 dias, o site do Cecon recebeu 84 mil visitantes orgânicos (não pagos), e 30 mil pagos, advindos do Google Ads.
Ao analisarmos, por meio do Google Analytics, como esses visitantes orgânicos se comportavam, percebemos que, apesar do volume satisfatório de tráfego orgânico, ele atraía visitantes em páginas que não tinham como foco gerar oportunidades para os cursos EaD.
Foi quando decidimos ativar campanhas de Google Ads voltadas para palavras-chave específicas dos cursos EaD, agora com destino para as páginas certas. Estes foram os critérios utilizados:
- Revisamos e atualizamos o conteúdo das páginas de destino, garantindo que elas descrevessem os detalhes de cada curso;
- Redigimos blog posts com temas relacionados aos cursos para receber o tráfego pago;
- Usamos o planejador de palavras-chave do Google para os termos mais poderosos relacionadas aos 5 cursos;
- Ativamos as campanhas de Google Ads para a rede de pesquisa.
O resultado saiu melhor que o esperado: rodamos nossas campanhas a um custo médio de 18 centavos por clique. Em 6 meses, atraímos 38 mil visitas qualificadas, sendo 30 mil novos usuários.
As ofertas de valor
Ao preparar as páginas de destino, nos deparamos com o desafio de fazer ofertas que entregassem de fato valor para os visitantes que clicaram nos anúncios e demonstraram interesse no curso do Cecon.
Foi quando optamos por construir uma estratégia centrada em marketing de conteúdo. Criamos blog posts e disponibilizamos materiais ricos para baixar. Veja o link de dois exemplos desses conteúdos abaixo:
- Técnico em química: o profissional e o mercado de trabalho
- 4 razões para você fazer um curso técnico em segurança do trabalho
Além dos blogs, fizemos também os guias dos cursos. A lógica era simples: após o estímulo gerado pelo conteúdo publicado no blog, o visitante se interessa em baixar o material.
Para baixar, ele precisa acessar landing pages específicas e nos deixar nome e e-mail. Nos 6 meses de trabalho, foram 550 downloads distribuídos entre 4 guias que produzimos.
A ação ajudou muito na geração de matrículas, uma vez que, além de termos oferecido um material de alta qualidade — apoiando o aluno na decisão de escolher um curso que lhe fizesse sentido — conseguimos o e-mail deles, o que nos deu oportunidade de fazer contato no futuro.
Imagem de um dos Guias produzidos para o Cecon.
A ajuda das automações, pop-ups e formulários
O conteúdo de qualidade é excelente para despertarmos o interesse do público, ajudando a evoluir da etapa de descoberta para a etapa de consideração. Mas, para fechar a jornada com sucesso, era preciso também ter ações diretas que estimulam a matrícula.
Foi quando adotamos recursos, que, juntos à otimização e criação dos conteúdos do site, funcionaram como verdadeiras máquinas de geração de oportunidades. Veja só:
Automação de e-mails
Lembra dos 550 downloads dos guias dos cursos? Eles funcionaram como gatilhos para um fluxo de nutrição de e-mails, também conhecido como automação de e-mail.
Todos os que baixaram os guias receberam uma pequena sequência de 3 e-mails, que aprofundaram a discussão sobre o curso de interesse, com elementos sobre oportunidades no mercado de trabalho. Esses e-mails também convidam o potencial aluno a receber um contato dos especialistas do Cecon.
O uso de pop-ups e formulários
Os pop-ups não são lá o recurso mais amigável aos visitantes de um site. É necessário saber usá-los corretamente, oferecendo uma experiência que faça sentido para o usuário. Toda oferta de cursos que fazemos nesses pop-ups, tinha sentido para o público, que já havia demonstrado interesse claro nos cursos.
A estratégia não é tão linear como parece. O usuário pode chegar pronto (etapa de decisão), querendo saber sobre como se matricular, e nem chega consumir o conteúdo. De todo modo, o site do Cecon estava preparado para todos esses perfis.
Com o apoio de pop-ups e formulários de conversão, atraímos 650 contatos qualificados. Dos quais 240 efetivaram a matrícula. Dá só uma olhada no exemplo de um pop-up e um formulário que adotamos para o curso EaD de Técnico em Química:
O alinhamento marketing-vendas
Esse resultado não seria possível se não tivéssemos um alinhamento claro entre o marketing digital que aplicamos e a equipe de vendas do Cecon.
Nós usamos a ferramenta RD Station para concentrar a recepção dos leads, segmentação, automações de e-mail, publicação de pop-ups, formulários e landing pages. Usamos a ferramenta, também, para entregar as oportunidades geradas para o time comercial do Cecon fechar as matrículas.
Para que isso funcionasse corretamente, fizemos treinamentos em conjunto com a equipe deles, alinhando estratégias e procedimentos de abordagem que se conectam com a experiência que o potencial aluno já havia desempenhado em nosso site.
Você gostou do que fizemos para o Cecon? Gostaríamos que adotassem uma estratégia parecida para a sua instituição de ensino? Entre com contato com a gente e solicite um orçamento.