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Como captar alunos para escolas de idiomas

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Quando falamos sobre como captar alunos para escolas de idiomas, é quase certo que a primeira coisa que vem à sua cabeça seja o inglês. No entanto, esse mercado sobrevive para muito além do idioma padrão da atualidade para comunicação internacional.

Também o mercado e a psicologia dos alunos que buscam ensino de idiomas é bem própria. Neste artigo, vamos citar alguns dados e tentar fornecer algumas linhas gerais para você organizar o seu marketing digital.

Continue a leitura, compreenda melhor o mercado das escolas de idioma no Brasil — ou seja, seus concorrentes — veja questões específicas da captação de alunos para essa área e muito mais!

O mercado das escolas de idiomas no Brasil

Segundo pesquisa publicada pelo site Metrópoles, a procura por escolas normais bilíngues tem crescido no Brasil desde 2019. Os motivos sugeridos pela matéria são os de sempre: os efeitos da globalização e da pressão do mercado de trabalho no ensino.

Por outro lado, não faltam testemunhos da dificuldade de superar a barreira da língua inglesa pelos alunos, mesmo com tantas escolas, modalidades e metodologias disponíveis. O que tem faltado então?

Segundo o British Council, apenas 10% dos brasileiros falam inglês fluentemente. Isso é reforçado pelo senso comum: tão comum quanto os currículos que exageram a capacidade de se comunicar no idioma são as piadas com esse tipo de comportamento por parte dos candidatos.

As escolas públicas também não conseguem oferecer um bom ensino de inglês, o que deixa os jovens de camadas mais populares despreparados para o mercado. Como tudo tem um ponto positivo, isso pode representar uma oportunidade para você.

E as outras línguas, como espanhol, italiano, francês e alemão? Menos procuradas por motivos profissionais, são fundamentais para a divulgação da cultura dos seus países de origem.

Aulas em alguns idiomas — como russo, mandarim e holandês — são muito difíceis de encontrar e, talvez por isso mesmo, têm preços pouco inacessíveis.

A conclusão mais óbvia para esse conjunto de dados e informações — e agora nos restringindo novamente ao ensino do inglês — é que há uma enorme procura, mas o ensino é ineficiente. Os motivos podem ser questões didáticas ou falta de paciência dos alunos para se manterem matriculados pelo tempo necessário.

Questões específicas sobre escolas de idiomas

A  evasão escolar sai muito mais cara aos cursos de línguas. A fluência no idioma depende, entre outros fatores, da permanência dos alunos na instituição, assim como da qualidade dos serviços extraclasse oferecidos.

Ou seja, é fato que aulas de conversação e possibilidades de intercâmbio não podem faltar. Essas afirmações feitas a você neste artigo parecem óbvias, mas será que os seus alunos e potenciais alunos sabem disso?

Tais tópicos costumam ser ofuscados na hora de fazer marketing digital. A ansiedade pelas novas matrículas pode levar sua escola a aceitar o estudante sem esclarecer devidamente esses pontos.

Nesse sentido, é bom se questionar se vale a pena ter apenas velocidade de aprendizado como  argumento de vendas. Alunos que permanecem matriculados geram mais receita para você, aprendem melhor e vão indicar seu serviço de ensino para os colegas.

Ou seja, alinhe o pedagógico em torno de planos de ensino de médio e longo prazos. Depois, comunique devidamente essa proposta, entregando ao potencial estudante uma noção mais honesta dos seus cursos, cheia de autoridade de marca.

Como captar alunos  para escolas de idiomas

Uma vez feitas as reflexões acima — a partir de dados, que é o mais importante — vamos listar algumas ações que fazem a diferença na hora da captação de novos alunos. Repare que, agora, estamos falando da parte mecânica do processo.

Comece pelo fim

Aqui no Captar Alunos, já vimos escolas que começam pelo lado errado da cadeia de ações. Criam um site, preparam as salas de aula, contratam professores e funcionários. Depois, pensam em como conseguir alunos.

Esse tipo de comportamento é um grande tiro no pé. Quem paga suas contas são as matrículas, e é por elas que você deve começar. Pense primeiro no sistema de ingresso de novos alunos, e isso virá acompanhado das questões acima.

Você precisa de um sistema de vendas organizado e escalável para, com o mínimo de recursos gastos, converter o máximo de novos estudantes.

Use conteúdo

É com vídeos, textos e podcasts que você comunica os valores da sua instituição aos futuros alunos. Então, eles precisam estar a par de todas as questões que a fluência envolve, não apenas ser bombardeados com propaganda.

Por mais que preço também seja importante, não vai ser ele o diferencial, nem a localização da sua escola de idiomas. Se as pessoas são expostas a conteúdo de qualidade, aprendem o que precisam e como conseguir antes de se matricular.

Crie empatia

Para isso, no entanto, você vai precisar fazer o exercício de entrar na mente do seu público-alvo. Dessa forma, evita concepções erradas.

Repare que, nesse ponto, você pode estar apostando que essas pessoas querem estudar para se colocarem no mercado de trabalho e descobrir que elas precisam aprender a língua e a cultura para fazer uma viagem de turismo, por exemplo.

Use a cultura

E por falar em cultura, ela sempre vai ser parte importantíssima do seu marketing educacional para escolas de idiomas.

Para além das oportunidades de emprego que o domínio dos idiomas proporciona — mais comuns no inglês — as curiosidades sobre a cultura dos países falantes nativos também mobilizam as pessoas em torno dos seus conteúdos e anúncios.

Então, faça um marketing aberto a mais tópicos e conteúdos, abordando também os aspectos culturais e intelectuais do aprendizado das línguas.

Saber como captar alunos para escolas de idiomas envolve detalhes específicos que só podem ser aprendidos com um estudo de algumas estatísticas e regras de mercado. Esperamos que este artigo tenha ajudado você a se sintonizar com ambos.Se quiser mais informações sobre a captação de alunos e o fim da evasão no seu curso de idiomas, não deixe de baixar o nosso guia grátis (e muito prático) sobre o assunto.

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O guia completo para 
Captar Alunos

e acabar com a evasão

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