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Instituições de ensino superior: o marketing digital como ferramenta de gestão

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Quando falamos sobre instituições de ensino superior, estamos abordando um segmento da educação que cresceu e se diversificou a olhos vistos no Brasil, nos últimos 20 anos. No entanto, seu grande inimigo segue sendo a desistência.

O aumento da evasão ocorre por diversos fatores: incapacidade de ele se sustentar financeiramente durante a faculdade (o que costuma levar à inadimplência), suspensão de apoios estudantis como bolsas e financiamentos, desmotivação dos estudantes que, com o tempo, passam a duvidar do mercado de trabalho para a profissão que escolheram e muito mais.

Esses dilemas, como veremos, têm muito a ver com um misto de marketing e gestão interna. Continue a leitura e saiba as formas pelas quais o marketing digital pode atuar como ferramenta de gestão das instituições de ensino superior.

Marketing: quando ele não faz parte das vendas

No seu significado mais amplo, a palavra marketing quer dizer “mercado”. E é justamente esse o ponto: uma das funções da gestão de uma instituição é adaptar aquilo que acontece dentro dos seus limites às dinâmicas de mercado, o que não é pouca coisa.

Essa adaptação acontece em duas vias: pressupõe otimizar processos, gerenciar pessoas, cortar custos e exigir agilidade nas respostas a todo tipo de problema. Mas também envolve oferecer o melhor ensino e trazer o mesmo mercado para bem perto dos estudantes, de modo que eles se formem com competências teóricas e práticas.

O marketing — sobretudo o digital, com a sua grande capacidade de gerar números e interpretá-los — é o que traz esse mercado para dentro da instituição, por meio das respostas que os próprios alunos e potenciais alunos fornecem.

Então, os procedimentos de gestão comunicam-se diretamente com as opiniões dos estudantes e adquirem um objetivo único: atender ao propósito de formar bons profissionais, com espírito crítico e conhecimento prático. A diferença é que agora o que se entende como “bom profissional” foi alinhado entre alunos e instituição.

Em outras palavras, nesse processo, os alunos têm voz ativa e são ouvidos pelo marketing, que compartilha suas impressões e modifica os processos de gestão, agora de uma forma muito mais objetiva.

Marketing: quando ele faz sim parte das vendas

Por outro lado, há um pressuposto fundamental para que as campanhas de marketing digital funcionem. Trata-se daquilo que conhecemos como “vendarketing” ou, no termo original em inglês, “smarketing”.

Essas palavras sugerem conceitos complexos, mas não é o caso. Trata-se apenas da integração entre o setor de marketing digital e o de vendas. E essa integração é realizada a partir de objetivos comuns entre as duas áreas e de uma série de diálogos produtivos e com retornos mútuos dos profissionais de cada área.

É por causa dessa integração que nós, do Captar Alunos, batemos tanto na tecla do preparo do seu setor de novas matrículas para fazer jus ao investimento que você realiza no seu marketing todos os meses.

Marketing e vendas não são a mesma coisa, isso é fato. Mas também não adianta esperar resultados dos investimentos em publicidade digital e marketing de conteúdo se você não tem como direcionar as oportunidades de matrícula que chegam até você. É preciso equacionar esses dois extremos, e aqui vão algumas dicas de como fazer isso.

Como o marketing digital se torna ferramenta de gestão

O que escrevemos a seguir não equivale a dizer que os profissionais de marketing digital sejam especialistas multifuncionais e que vão cuidar de todas as áreas da sua gestão. Também não significa que o conhecimento deles vai subtituir o seu.

Você continua sendo o especialista. A única diferença é que não vai haver uma cisão entre áreas. Vendas, marketing e gestão educacional vão se completar — por meio, inclusive, de uma saudável troca de informações.

Ele promove a eficiência da secretaria

Você pode ter os funcionários mais competentes nesse setor, mas sempre vai ser difícil dar a eles boas condições de trabalho se não houver processos e se a tecnologia não for usada. A secretaria é uma área estratégica, e deve agir como tal.

Ela tem como função, por exemplo, realizar a comunicação com o seu aluno, evitando desgastes ao professor e cuidando das tarefas ditas “burocráticas”. Quanto mais arquivamentos manuais, almoxarifados e tarefas mecânicas, pior essa comunicação.

O convívio com estratégias de marketing ágeis vai ser o que você precisa para orientar a sua secretaria sobre o que realmente importa. Mas, antes, prepare o terreno para a tecnologia.

Relaciona-se com alunos e libera tempo dos profissionais

É fato que o contato direto com seus estudantes deve ser mantido. Isso faz parte de um atendimento humanizado e objetivo.

No entanto, certas dúvidas, documentos e trâmites podem ser realizados por meio do disparo automático de e-mails, por exemplo, coisa que o marketing digital pode fazer por você.

Se paga com a economia de tempo

A oposição entre tempo e dinheiro é ilusória. Quanto mais você investe financeiramente, menos tempo gasta para realizar certas tarefas, e esse tempo volta para você em novas matrículas.

Aliás, tempo e energia não serão justamente o que falta a você neste momento, para dar início às mudanças que a sua instituição precisa?

É sempre bom se fazer essa pergunta e observar criticamente certas tarefas que você demora muito para desempenhar, mas que, nas mãos de profissionais, são realizadas com mais cuidado e geram muito mais resultados.

Crescer uma instituição de ensino é a decorrência natural de uma boa gestão, quando ela se relaciona a um marketing digital de qualidade e um setor de novas matrículas com processos claros e orientado para ser ágil.

E essas três coisas só vão ser conseguidas se você der espaço ao marketing digital, para que ele gere os números que você precisa, ajude a organizar os processos e, indiretamente, mexa na sua agenda para você, liberando tempo!

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