Embora algumas instituições de ensino demorem mais que outras a sentir os efeitos da mudança, o marketing escolar tem passado por uma modernização. E esse salto para o futuro não é uma escolha, mas uma necessidade.
O meio onde os alunos potenciais buscam informações sobre as instituições de ensino mudou, e com ele todo a forma de fazer marketing escolar.
No artigo de hoje, vou compartilhar as estratégias que usamos aqui na Whitecom para conquistar o sucesso com nossos clientes do setor educacional.
Conhecê-las e aplicá-las, com certeza, vai fazer toda a diferença para a sua instituição. Leia até o fim:
1. Invista em marketing digital
Eu poderia gastar umas 5.000 palavras neste artigo defendendo o marketing digital, mas há diversos blogs na internet que já fazem isso. Vou me limitar a mencionar os 4 principais motivos para você utilizar a divulgação online:
- Marketing digital é mais barato que marketing convencional.
- Ele dá mais resultados com menos investimento.
- Tudo pode ser medido (tráfego no site, geração de leads e matrículas que vieram digitalmente, por exemplo).
- Ele é dinâmico.
- Gera autoridade para a sua instituição.
Se você está inseguro quanto a essa mudança, faça um teste: invista um terço do seu orçamento atual em marketing digital e acompanhe a evolução dos números.
Garanto que você vai se surpreender com o resultado. Até hoje, não conhecemos ninguém que tenha tido uma resposta ruim a esse teste.
2. Ensine antes de fechar matrícula
Se tem uma coisa que todos os usuários buscam na internet é educar-se. Pode ser que eles queiram aprender uma nova receita, ler sobre política ou buscar informações sobre onde seus filhos vão estudar no futuro.
Não importa. Hoje em dia, o primeiro contato de um aluno potencial com uma instituição de ensino já é a ponta de um processo educacional.
Há algumas coisas bem específicas que os pais querem saber antes de matricular as crianças:
- Que escola é a melhor para o meu filho?
- Quais as diferenças entre as correntes pedagógicas?
- Quais as diferenças entre ensino técnico e bilíngue?
- Quais dessas correntes e tipos de ensino são melhores para o meu filho?
- Será que o preço de uma boa escola cabe no meu bolso?
- É possível conseguir bolsa de estudo ou financiamento?
O primeiro contato da sua instituição com os pais desse aluno potencial costuma ser no Google, respondendo essas perguntas por meio de artigos de blog. O famoso Marketing de Conteúdo.
Uma vez que o pai de um aluno potencial entra em contato com as informações que você disponibiliza, ele passa a te considerar uma autoridade no assunto. Ou seja, você acabou de conquistar o direito de sugerir para esse pai ou essa mãe opções que são as melhores para o seu filho.
A partir daí, está vários passos à frente das outras escolas. Afinal, o relacionamento delas com os pais é incompleto, se comparado com o seu.
3. Use anúncios do Google AdWords
Há duas maneiras de se conseguir tráfego para o seu site, tráfego que vai se converter em novos alunos, no futuro: orgânico e pago.
O tráfego orgânico é aquele que você consegue sem pagar. Ao escrever um artigo sobre um assunto qualquer, o Google pode interpretar aquele artigo como bom e posicioná-lo na primeira página de busca.
Para tal, há algumas técnicas específicas. O conjunto dessas técnicas se chama SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização Para Motores de Busca).
Em conjunto com uma redação de qualidade, especializada em atrair visitantes, o SEO constrói o tráfego orgânico aos poucos, subindo nas pesquisas do Google.
Porém, o marketing digital dispõe de ferramentas para conseguir tráfego de forma mais imediata. É o chamado tráfego pago, e a melhor maneira de atraí-lo é com bons anúncios do Google AdWords, a ferramenta de anúncios do Google.
4. Meça e faça ajustes no marketing escolar
Como dissemos acima, o que mais diferencia o marketing digital do marketing tradicional são os números. E eles não vão servir para nada se você não fizer o uso certo.
Separe as métricas que importam: número de visitantes, leads gerados e número de matrículas, principalmente. Tão fundamental quanto isso, aliás, é evitar os números que não importam.
Sim, estamos falando, principalmente, da sua página de Facebook. Embora as pessoas sejam apegadas a essa rede social, o potencial de venda dela, salvo raras exceções, é inexpressivo.
Acumulando dados, a coisa toda fica mais fácil. Se você tem os números de um trimestre, tem o suficiente para traçar metas realistas para o próximo. Se essas metas não forem batidas, você vai saber onde está o problema.
Meça e faça ajustes sempre!
5. Crie relacionamento pós-venda
Aqui na White, nos especializamos em um tipo de marketing digital chamado Inbound Marketing. O seu grande diferencial é que ele contempla todas as etapas da jornada de compra ou contratação de um serviço:
- Atração
- Conversão
- Venda
- Fidelização
Talvez a novidade para você seja o fato de existir uma etapa depois da venda do seu serviço. Sim, o marketing escolar não acaba aí.
Afinal, você não pode negar que um dos grandes meios de se conseguir novos alunos é por indicação. Pais de alunos estão sempre conversando entre si, e são muito solidários na decisão por uma nova escola para seus filhos.
Isso significa que o relacionamento com os seus alunos atuais deve continuar, de modo que você faça com que eles se sintam parte da sua instituição de ensino. Esse é o primeiro passo para eles divulgarem a sua marca positivamente por aí.
Essas 5 estratégia são as mais indicadas pela nossa equipe para você começar o seu marketing educacional com o pé direito. Ao fazer isso, pode ter certeza de que estará dando um passo em direção ao futuro!
Quer tirar uma dúvida ou discutir algum assunto relacionado ao marketing escolar? Deixe um comentário aqui embaixo, compartilhando sua opinião com a gente.