Em 2018, o Ensino a Distância teve seu boom, mas o crescimento dos polos EaD tendia a estacionar nos anos seguintes. Então, seguiu-se a pandemia, o isolamento social e o imperativo de continuar estudando sem promover aglomerações.
É importante ressaltar que o suporte presencial às atividades educativas virtuais não pode ser ignorado. A formação de muitos profissionais não pode ser realizada em regimes 100% não presenciais, mesmo na modalidade EaD.
O MEC também exige que haja suporte físico ao aprendizado de todos os cursos, como bibliotecas e certas avaliações que precisam ser realizadas presencialmente. Continue a leitura e saiba o que é um polo EaD, para que ele serve e como abrir um.
O que é polo EaD?
Vamos começar com a definição do próprio Ministério da Educação (MEC), que está no site da instituição:
Polo de educação a distância, ou polo de apoio presencial, é o local devidamente credenciado pelo MEC, no país ou no exterior, próprio para o desenvolvimento descentralizado de atividades pedagógicas e administrativas relativas aos cursos e programas ofertados a distância.
É no polo que o estudante terá as atividades de tutoria presencial, biblioteca, laboratórios, teleaulas, avaliação (provas, exames, etc.) e poderá utilizar toda a infraestrutura tecnológica para contatos com a instituição ofertante e/ou participantes do respectivo processo de formação.
Ou seja, trata-se de uma base física que dá suporte às atividades a distância. Os cursos online, sejam eles semipresenciais ou não, precisam estar vinculados a um polo EaD para existir.
Para que ele serve?
Do ponto de vista dos alunos, o polo é uma referência para resolver questões relacionadas a documentos, declarações e comprovantes, por exemplo.
Em suma, problemas de ordem acadêmica, administrativa e financeira podem ser solucionados presencialmente. Também é possível encaminhar contratempos técnicos sobre a plataforma que pareçam não ter solução no suporte.
Isso sem contar as situações de apoio pedagógico e didático enumeradas pela descrição do site do MEC: tutoria presencial, biblioteca, laboratórios, teleaulas e processos avaliativos que precisam ser presenciais.
Quais são as regras para seu polo EaD funcionar?
Comece pelo começo. A primeira etapa para abrir um polo é o planejamento, que é exigido pelo MEC durante o processo de autorização, porém em diferentes documentos e etapas: plano pedagógico, estrutura de custos, plano estratégico de marketing etc.
E mais: você vai precisar declarar qual é a filosofia da instituição, planos operacionais, investimento que pretende alocar ao desenvolvimento do seu polo EaD, critérios para a seleção de professores e outros profissionais, público-alvo e outros.
Seja como for, tenha todos os aspectos administrativos da sede física prontos na sua cabeça — ou, de preferência, documentados — antes de dar início ao processo de registro formal do polo EaD da instituição.
Abaixo, relacionamos as etapas necessárias para conseguir essa autorização, explicando cada uma delas em linhas gerais.
1. Esteja atento às exigências do MEC
São dois os principais critérios utilizados pelo Ministério da Educação para validar polos EaD, e eles se relacionam de um modo que pode parecer confuso.
O primeiro chama-se Conceito Preliminar de Curso (CPC), e abrange a qualidade docente de uma instituição, assim como o desempenho dos alunos, infraestrutura e recursos pedagógicos.
A segunda é a o Conceito do Curso (CC), métrica que utiliza o CPC como ponto de partida, mas vai além dos quesitos didático-pedagógicos e tutoriais.
2. Demonstre os benefícios da sua estrutura física
Como dissemos, a razão de o polo EaD existir — isto é, de uma instituição precisar disponibilizar uma estrutura física mesmo oferecendo cursos a distância — é o suporte pedagógico, administrativo e financeiro.
Você também vai precisar demonstrar que as instalações dão conta das atividades extracurriculares. Então, por exemplo, laboratórios devem ser montados para cursos da área de saúde e ambientes de estudo como bibliotecas para os demais.
4. Crie um planejamento estratégico de marketing
Aqui no Captar Alunos batemos sempre na tecla de que nenhuma instituição de ensino se sustenta sem um bom marketing (principalmente o digital). O MEC entende da mesma forma, e considera sua capacidade de captar alunos na avaliação.
Repare que o planejamento estratégico de marketing serve tanto para comprovar que você tem grandes chances de conseguir muitos estudantes a cada campanha como também de mantê-los matriculados por longos períodos.
E não, a sua taxa de retenção não depende apenas de preço, didática ou boas condições de pagamento. Ela também é função do marketing digital.
Quanto mais amarradas estiverem suas estratégias — anúncios, comunicação por e-mail, educação do potencial aluno a respeito do curso em que pretende se matricular etc — maiores serão suas chances de ser bem avaliado nesse quesito.
5. Demonstre que sua tecnologia é boa o suficiente
As aulas a distância dependem de uma boa plataforma, além do uso de outros recursos tecnológicos, como serviços de videochamada.
Esse é um requisito para a aprovação do seu polo EaD e, claro, também do sucesso dos seus cursos. Leve a experiência do usuário a sério e colha os frutos disso vendo o aprendizado dos estudantes aumentar.
A disciplina UX Design ou Design da Experiência do Usuário é a responsável por deixar a interação das pessoas com as máquinas a mais intuitiva possível. Na hora de criar essa experiência, tudo conta:
- o posicionamento dos botões na plataforma;
- quantos cliques são necessários para acessar uma funcionalidade;
- tempo decorrido para verificar certas funções e acessos;
- bugs, erros e inconstâncias no servidor etc.
Ao passo em que uma nova era do Ensino a Distância acaba sendo forjada pela necessidade do isolamento social, acontece uma corrida para se adaptar às regras que o Ministério da Educação estipula para a modalidade.
Talvez as mais complexas dessas regras — ou pelo menos a adaptação mais cara — é aquela que diz respeito ao polo EaD. Esperamos que este artigo tenha ajudado sua instituição a dar os primeiros passos para ser aprovada.Se quiser saber mais sobre como o marketing digital ajuda na captação e retenção de alunos, não deixe de conferir o nosso Guia Completo Para Captar Alunos e Evitar a Evasão. Dicas preciosas que servem tanto ao ensino presencial quanto online!