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Evasão escolar: como o marketing digital pode diminuir essa taxa

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A evasão escolar é uma preocupação de quase todos os empreendedores do setor de educação. As razões que justificam o fato de um aluno abandonar o curso são várias, mas as opções para evitar a evasão também são grandes.

O marketing digital tem papel decisivo no desafio de reter alunos e reduzir o índice de evasão. Se você se interessa por esse assunto e sente na pele os desafios de reduzir a evasão escolar, encontrou o texto certo.

Vou listar aqui algumas ações de marketing que são bastante efetivas para acabar com esse fantasma:

Fidelizar é tão importante quanto matricular

As ações de marketing da sua instituição de ensino não podem terminar quando uma matrícula é gerada. Ao atrair o aluno para a sala de aula (seja ela física ou virtual), você precisa avançar para o esforço da fidelização.

Os alunos são conectados, conversam entre si, estimulam-se e criam laços de confiança. Sua instituição não pode subestimar a força desses laços.

Investir em ações de marketing que fortalecem a referência dos seus alunos com a instituição e despertam o sentimento de orgulho de estar lá é essencial para reduzir a evasão escolar.

Fazer de alunos, instituição e professores uma comunidade digital é um forte exemplo. Um espaço horizontal, no qual a instituição estará sempre lançando conteúdo e debates direcionados aos alunos e, na mesma medida, garantir que eles enviem seus feedbacks e opiniões. 

Nesse espaço, sua instituição pode repercutir eventos culturais e esportivos, promover abordagens motivacionais, estimular estudos e, aos poucos, construir um sentimento de defesa e apologia da marca da instituição. Pode ter certeza: isso reduz a evasão escolar.

Política de preços

As razões de evasão são muitas: pode ser insatisfação com a metodologia, mudança de endereço, indisponibilidade de horário e também o preço do curso. Neste último caso, é importante levar em conta a oferta de descontos e abatimentos para tentar reter o aluno. 

Nem tudo se resolve com preço, mas, quando o desafio é segurar o aluno na sala de aula, é importante levar em conta os custos envolvidos na aquisição de um novo aluno. E, talvez, investir uma parte desse custo para evitar que ele abandone o curso.

Oferecer descontos para o aluno ficar é uma ótima estratégia.

Uma outra opção de política de preços é oferecer vantagens e descontos para o aluno que se matricular por um período mais longo.

Sabe aquela academia que tem um preço melhor para quem faz plano de seis meses? Essa é uma estratégia clara de política de preços para evitar a evasão escolar.

Conexão com o mercado

O marketing digital pode ser decisivo no combate à evasão escolar, e se mostra forte quando se torna a principal conexão da instituição com o mercado. 

Se você oferece cursos que trazem junto a oportunidade de um aluno conquistar uma recolocação profissional, pode usar ações de marketing digital para manter isso vivo na cabeça do aluno.

É muito comum o aluno se perder no meio do caminho e não ter mais a mesma determinação e certeza que tinha no início do curso. As oportunidades que ele via sumiram de vista e o curso acaba perdendo sentido para ele. 

É papel do marketing digital construir um ambiente que mantenha quentes as oportunidades de trabalho e realizações que surgirão, caso o aluno cumpra todo o curso.

Produzir conteúdo e relacionamento interno com o propósito de trazer para perto do aluno a efervescência do mercado lá fora é um ponto crucial para isso.

Um exemplo prático é manter uma rotina de emails com notícias e informações sobre oportunidades de trabalho. Divulgar histórias de sucesso de ex-alunos também é uma ótima estratégia para esse objetivo.

Para a instituição crescer, deve reduzir a evasão escolar

Sua instituição de ensino certamente tem a pretensão de crescer. Se a evasão de alunos é um fantasma que te cerca constantemente, talvez seu crescimento passa exatamente pelas ações de combate à evasão.

O marketing digital não é uma opção milagrosa, mas é essencial para uma boa estratégia de redução da evasão. É importante também ter ações pedagógicas na mesma medida. Como, por exemplo, um programa de monitorias para alunos com notas baixas ou baixa frequência (comportamentos que sinalizam a evasão).

Se você gostou das dicas de marketing digital para diminuir a taxa de evasão, um próximo passo seria você entender como ele pode ser um grande aliado do crescimento da sua instituição. Baixe o nosso Guia Completo para Captar Alunos e acabar com a Evasão, e entenda mais sobre esse universo.

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