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Por que contratar uma consultoria em Marketing Educacional

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O que é melhor, contratar um time interno ou uma agência para cuidar do seu marketing digital? A resposta a essa pergunta, como a tantas outras no campo do marketing digital, é um incômodo “depende”.

Você é capaz de chefiar uma equipe de marketing qualificada, dando a ela estrutura para trabalhar, os desafios e uma linha de raciocínio a seguir nas campanhas? Isso não é pouco trabalho, e é necessário saber contratar essas pessoas, para começar.

Se já falta tempo para questões fundamentais da sua instituição, sugerimos contratar uma consultoria em Marketing Educacional. Além disso, dê preferência a agências que trabalham com o nicho de educação.

Afinal, como temos demonstrado no blog do Captar Alunos, o ensino é uma área muito específica quando o assunto é marketing digital. Veja outros motivos para optar por consultores especializados.

Economia de tempo

Com todas as ferramentas e formas de medir disponíveis hoje em dia, algumas pessoas acreditam que basta sentar em uma cadeira, dispor de um computador e algumas horas para resolver a divulgação das aulas e cursos.

Na verdade, a complexidade dos dados a serem monitorados e as informações que precisam ser coletadas em tempo real só podem ser equacionadas pelo discernimento de um profissional de marketing digital.

É preciso saber o que medir, como, quando e por quê. Também é necessário compreender por que as coisas dão certo ou errado.

E se essa afirmação parece óbvia para você, eu proponho o seguinte raciocínio: com certeza, você sabe o que fez de errado em uma campanha que não se justificou. Mas tem ideia de por que suas campanhas dão certo? Esse conhecimento é tão importante quanto. A gente não aprende apenas com os erros, mas com os acertos também.

As pessoas tendem a se esquecer disso, e o resultado é que, depois de um mês de grande alcance e novos alunos, segue-se um período. Ou seja, você acertou, mas não produziu o conhecimento necessário para manter sempre os mesmos resultados.

Economia de dinheiro

No fundo, é um pouco artificial separar este tópico do anterior, já que economizar tempo é deixar de gastar dinheiro. No entanto, o fluxo de caixa merece uma análise à parte, considerando a matemática dos investimentos, custos e despesas.

Nas escolas, as discussões sobre economia não devem comprometer o planejamento pedagógico, tampouco o marketing digital. Publicamos uma análise sobre dados que a Google levantou que corroboram essa afirmação.

Falando especificamente do marketing digital: ele apresenta métricas que ajudam na avaliação dos resultados proporcionalmente aos seus investimentos. Em outras palavras, é possível saber quanto investir para cada novo aluno.

Então, a economia real se dá a partir desse tipo de abordagem, e não de uma matemática fria do tipo: “estamos com poucos alunos, vamos cortar investimento do marketing”.

A lógica mais saudável deve ser: “estamos com poucos alunos, então precisamos saber quanto é necessário investir para ter o número que estudantes que projetamos”. Esses investimentos são comprovadamente a saída para momentos ruins.

E são também comprovados cotidianamente pelas métricas de Retorno do Investimento (Return On Investment ou ROI) e Lifetime Value (que demonstra o valor recebido por tempo de matrícula médio por curso, turno ou aluno).

Para ganhar dinheiro

Responda rápido a essas questões: quais são seus cursos mais valiosos? Qual é o perfil do aluno que mais se fideliza à sua instituição — e que sai de lá com formação pedagógica condizente, tornando-se a prova viva da qualidade do seu ensino?

Se não conseguiu responder, não se sinta mal. Muita gente não consegue. E ter essas respostas na ponta da língua é talvez o maior benefício de contratar uma consultoria de marketing educacional.

Ao fazer isso, você vai se acostumar a receber insights sobre o seu mercado que vão influenciar as campanhas subsequentes. São dados reais para tomar decisões embasadas.

Para criar consciência de mercado

Existe uma tríade de forças que é fundamental para qualquer empreendimento ser bem-sucedido: exame do mercado consumidor, observação das forças internas e análise da concorrência.

Você não tem controle sobre seus concorrentes ou o tamanho do seu mercado, mas é senhor dos mecanismos para fortalecer sua instituição internamente.

Além disso, não é porque os concorrentes estão acima das suas forças que você vai se recusar a pesquisar o que fazem, tanto para aprender com eles quanto para direcionar seus esforços.

Por exemplo, mercados pequenos com grande concorrência podem ser um sinal de que você deve mudar ligeiramente seus planos, posicionando-se de uma forma diferente ou mirando em públicos distintos.

Essas informações começam a aparecer de uma maneira muito fácil quando você conta com uma consultoria de marketing digital. Afinal, dados de mercado podem ser facilmente gerados e analisados, e é dever de uma agência traçar e ajustar estratégias com base neles.

O Captar Alunos

Somos especialistas em Marketing Educacional. Há vários anos, acumulamos conhecimento sobre esse nicho, e já conquistamos o sucesso junto de muitas instituições de ensino.

Já ajudamos cursos livres, faculdades, escolas de idiomas, instituições de Ensino Fundamental e Médio a conquistarem seus objetivos de marketing digital. Nossos propósitos são aliados aos planos de crescimento da sua escola.Caso queira mais informações a respeito da nossa consultoria de Marketing Educacional, não deixe de falar com a nossa equipe. Nossos especialistas estão prontos para atendê-lo e ajudá-lo, e não vão medir esforços para isso.

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