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6 ideias para aplicar no seu marketing educacional agora mesmo

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Educar é reunir conceitos até certo ponto contraditórios e, com eles, construir uma didática. Por exemplo, é preciso respeitar as tradições e divulgá-las, ao mesmo tempo que o mercado cede espaço à tecnologia e inovação.

Também o marketing educacional é uma maneira de conciliar contradições aparentes. É necessário ser vendável sem perder as características inerentes ao ensino de qualidade.

Em outras palavras, é preciso ter práticas pedagógicas universais e individuais ao mesmo tempo.

Nos tópicos a seguir, reunimos 6 dicas para aplicar no seu marketing educacional. São noções aparentemente contraditórias, mas que funcionam muito bem se você souber dosar suas ações sem extremos.

1. Faça marketing de comunidade

Já faz um tempo que a publicidade deixou de ser uma mensagem genérica destinada ao maior número de pessoas possível.

Então, quanto mais direcionado o seu marketing digital, melhor. E o ápice desse direcionamento é o marketing de comunidade, em que você escolhe um número reduzido de pessoas para atuarem como multiplicadores da sua mensagem.

As melhores plataformas para fazer isso são um grupo no WhatsApp, uma lista de Amigos Próximos no Instagram e, claro, o bom e nada velho e-mail.

A comunicação por e-mail é muito próxima, porque é escrita para ter apenas um remetente e um destinatário. E esse preceito deve prevalecer mesmo que você dispare para milhares de pessoas.

2. Humanize as campanhas

Esse tópico está diretamente relacionado ao anterior.

Humanizar não pressupõe apenas adaptar a linguagem para potenciais alunos, fazendo-os se sentirem únicos. Também é necessário dar suporte antes de vender a matrícula.

Por exemplo, as dores de um vestibulando são uma grande dificuldade para ele. São problemas existenciais, profissionais e decisões que vão moldar a própria personalidade dele. Respeite isso!

Não ofereça apenas informações sobre matrículas, ajude-o a se situar profissionalmente e faça com que se sinta melhor. Isso vale para alunos de outros segmentos também.

3. Enxergue os setores organicamente

No ano de 2020 falamos repetidamente sobre isso, e não é à toa. Tempos de crise pedem respostas rápidas, e sem rigor organizacional, essas respostas se perdem.

Se quiser saber mais sobre o assunto, não deixe de baixar o nosso Guia Prático para Captar Alunos e Acabar com a Evasão. Esse conteúdo já serviu, inclusive, como mote para palestras para instituições de ensino por aqui.

O fato é que a forma como você realiza suas matrículas, emite recibos, o plano pedagógico, tudo isso está interligado. Dominar os setores e fazer com que eles estejam relacionados é o primeiro passo para uma cultura institucional forte.

O desafio é comunicar a todos os envolvidos quais são as metas da sua instituição. Isso parece óbvio, mas é muito comum encontrarmos esse tipo de problema  em escolas grandes e pequenas.

Compartilhar apenas as tarefas a serem executadas dá aos funcionários uma ideia mecânica do funcionamento da instituição. É preciso que eles saibam por que fazem o que fazem, e isso vale para secretaria, professores, direção e almoxarifado.

4. Divida o micro e o macro

Não apenas para instituições de ensino, mas para qualquer empresa, é difícil se manter informado, com o olho no mercado e atento às atividades cotidianas.

Aliás, quando falamos em “macro”, não estamos nos referindo apenas à economia de um país. Também mudanças no cenário educacional ou mesmo interferências que 

facilitem ou dificultem sua divulgação regional — se você é uma escola de bairro — por exemplo. É importante conviver com as mudanças.

Seja como for, é difícil conciliar as visões micro e macro. Mais um motivo para você investir na organização dos setores.

Aqui no blog do Captar Alunos, tentamos abordar as dimensões mais econômicas e também pequenos desafios do cotidiano. Temos diversos conteúdos sobre os planos de gestão e como eles afetam os rumos da captação de alunos.

Além disso, é interessante que você, como gestor, reserve um tempinho na sua agenda para estudar e se informar. Assinar revistas especializadas, fazer cursos online da área de administração e seguir influenciadores no Twitter é um bom começo.

5. Ensine antes de matricular

É possível aproximar a comunicação com os alunos por meio do conteúdo. E saiba que não é por que você optou por não ter um blog que não é possível ensinar antes de fechar a matrícula.

Há inúmeros temas que podem ser abordados em e-mails e redes sociais, ou mesmo no próprio momento de um telefonema ou fechamento da vaga. Por exemplo, se a sua é uma instituição de Ensino Superior, você pode dar dicas sobre:

  • mercado de trabalho;
  • cursos do momento;
  • média de salário de determinadas profissões etc.

Desde os cursos livres até os futuros universitários, todos os estudantes gostam de entender o entorno daquilo que estudam. Aspectos culturais, econômicos e sociais sempre podem ser abordados.

6. Tecnologia não é só coisa de EaD

Antes de mais nada, não é recomendável que você pense o mercado como se as escolas se dividissem em presenciais e a distância.

Essa barreira tem ficado menos clara, porque muita gente encara como diferencial de uma instituição local alguns cursos serem online. Inversamente, o Ensino a Distância também é visto com melhores olhos se oferece opções presenciais.

Aliás, muita gente precisou transformar seu ensino presencial em EaD com a pandemia. Essa adaptação pode ter sido estressante e urgente, mas com certeza deixou sua parcela de aprendizado nos gestores.

Dito isso, entenda que andar de mãos dadas com a tecnologia não é obrigação só de quem trabalha com Ensino a Distância. Seu marketing e seus processos devem se beneficiar de soluções tecnológicas.

E isso envolve softwares de gestão, CRM, controle de novas matrículas, automações e muito mais. Levantar dados, medir e tomar decisões embasadas é essencial e, para isso, a tecnologia é indispensável.

Como nossas dicas mostraram, no marketing educacional, algumas contradições são apenas aparentes. Muitas grandes ideias nascem da contraposição de ideias e, ao fim, percebe-se que elas não são tão contrárias assim.Se quiser fazer parte da nossa lista de e-mails, podemos enviar a você ótimas ideias de marketing digital para a sua instituição. Inscreva-se, é grátis!

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