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Como criar um plano de gestão educacional em 2020 (de olho em 2021)

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Não há como negar que 2020 tem sido um dos anos mais intensos da história. Quem criou um plano de gestão educacional no início dele certamente errou as previsões mais importantes, senão todas.

No entanto, é possível se habituar a tudo, inclusive a uma crise sanitária mundial. Aos poucos, os mercados voltam aos eixos, abatidos por tantos eventos inesperados, mas também educados e fortalecidos por eles.

Este artigo é uma forma que o Captar Alunos encontrou de sistematizar um plano para seus próximos movimentos. Esperamos que ele contenha informações importantes para ajudar sua instituição a emergir do caos, mesmo que ela seja bem pequena.

Veja nossas dicas para o segundo semestre de 2020, já de olho em um novo planejamento para 2021, um ano de retomada e, com certeza, muito mais estável e previsível que este.

1.  Acerte com o desenvolvimento tecnológico

Bater na tecla da tecnologia aliada à educação já era clichê muito antes da pandemia. O que deve ser observado, no entanto, é o pico de mudanças desordenadas e obrigatórias que a pandemia desencadeou.

Foi difícil acertar o passo com a tecnologia em meio ao caos, mas agora muito mais gente conhece o Google Classroom, diversos aplicativos de videoconferência e a capacidade que eles têm de organizar o Ensino a Distância.

Também acreditamos que a consistência na segmentação de público para receber anúncios de marketing digital e comunicação e fidelização de alunos pelo CRM deve se tornar cada vez mais popular.

2. Aposte no Ensino Híbrido

Outra característica que deve se tornar marcante nos próximos meses é a de um ensino pautado pelo meio termo entre físico e virtual. O primeiro passo para a reabertura das escolas não deve demorar, mas será gradual e descontínuo.

Isso significa que aulas online e offline vão ser utilizadas alternadamente com a mesma turma, o que configura o que tem sido chamado de Ensino Híbrido. Aposte nessa tendência e prepare-se para ela antecipadamente.

3. Olho no Ensino Profissionalizante

Sem dúvida, o contexto dos próximos meses será de retração econômica. Essas situações trazem mais competição e menos margem de erro para a gestão educacional, mas também a busca maior por ensino profissionalizante.

O contexto de crise demanda soluções rápidas para um possível desemprego. Então, cursos tecnólogos, segundo grau profissionalizante e outras iniciativas com tempo de conclusão reduzida são vistas como a salvação.

Isso é verdade sobretudo para áreas em que a tecnologia é o foco de estudos, mas não se resume a elas. Seja como for, currículo sucinto, formação rápida e inserção no mercado de trabalho devem se tornar lei para jovens e profissionais buscando uma mudança de área.

4. Prepare-se para uma maior competitividade

Competição acirrada será a tônica dos próximos meses. O diferencial, porém, é como se posicionar para enfrentar a falta de espaço.

Em épocas como essas, é muito melhor mirar um nicho de mercado, sobretudo um inexplorado. Então, se você tem enfrentando problemas para definir sua área de atuação, deve receber um ultimato para fazer isso nos próximos meses.

Sobretudo nos cursos livres, é comum problemas para definir escopo de atuação e público-alvo (por exemplo, se alunos que querem se profissionalizar ou apenas ter o objeto de ensino do curso como um lazer).

Se esse é o seu caso, não se permita estar nessa área cinzenta por muito tempo. Fazendo isso, você pode acabar se vendo em maus lençóis e incorrendo no erro que vamos explicar no próximo tópico.

5. Não faça destituição de valor

Destituir valor é quando você desiste de recorrer a novas formas de entregar um ensino melhor aos seus alunos e começa a competir apenas baseado em preço.

Essa opção nem sempre é culpa do gestor de uma instituição. Ela acontece, na maior parte das vezes, como uma saída desesperada e imediatista, mas que é nociva para a instituição que a pratica e também para o mercado.

Normalmente, a parte que opta por essa estratégia joga a si mesma e aos concorrentes em um jogo sem fim de descontos, ofertas e promoções. Como muitos tendem a responder na mesma moeda, ela pode gerar uma reação em cascata.

Uma vez desencadeada, essa relação não beneficia a ninguém. A única consequência comprovada dela é baixar o valor do produto no geral, inclusive fazendo-o parecer menos necessário ou importante.

Então, lembre-se: especializar-se, buscar um nicho inexplorado — o chamado efeito Oceano Azul — evita submeter-se a uma estratégia de precificação que mais parece um leilão às avessas.

6. Fidelize como nunca

Bem, se você acompanha o blog do Captar Alunos, já ouviu a gente falar sobre evasão escolar o suficiente. A fidelização é a melhor maneira de manter os alunos matriculados, receita entrando e economizar com campanhas para conseguir novos alunos.

Uma mina de ouro escondida debaixo do seu próprio quintal, enquanto você desbrava searas cada vez mais distantes em busca de respostas.

7. Faça SEO local

O próprio Google costumava chamar a atenção para a importância do SEO local em estratégias sérias de marketing digital. A pandemia interrompeu essa tendência, mas não é exagero apostar que ela deve voltar com tudo.

Afinal, escolas sempre dependeram do público que está nas imediações — sejam as pessoas que moram ou trabalham por perto. Como não é razoável acreditar que o EaD algum dia vá monopolizar o mercado, o SEO local é vital, sobretudo para as instituições menores.

Além disso, é nas palavras-chave locais que está a menor competitividade, e um bom planejamento de marketing digital local pode ajudar muito na definição do nicho de que falamos no tópico 4 deste artigo.

Depois das turbulências, talvez estejamos vivendo o primeiro momento em meses em que seja possível fazer algum tipo de previsão e planejamento.

No entanto, sem gestão educacional não é possível sobreviver, e os indicadores econômicos e sociais que temos começam a apontar em direções mais ou menos seguras. Esperamos que essas dicas ajudem a dar a faísca que você precisa para repensar suas estratégias.

Não deixe de baixar o nosso Guia Completo Para Captar Alunos e Acabar com a Evasão. Assim, você vai ficar sabendo mais sobre a mina de ouro que está agora mesmo sob seus pés.

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