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Como prever e reduzir a evasão usando três técnicas muito simples

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Este é o fantasma número um das instituições de ensino. Crescer a escola com novas matrículas é impossível se lá na outra ponta temos alunos saindo.

Desde março de 2020 a evasão ficou mais grave, atingindo níveis tão altos que centenas de instituições brasileiras não conseguiram mais manter as atividades e fecharam as portas.

A partir de julho de 2021 começamos uma onda mais otimista no mercado educacional brasileiro. Porém, a recuperação de mercado das instituições depende muito das ações ativas de retenção de alunos.

Mas o que pode – ou poderia – ser feito para reduzir a evasão? Leia este artigo até o final e tenha acesso a técnicas muito simples que podem ajudar sua instituição nesse desafio.

1. A fidelização constante

A escola inteira trabalha na fidelização dos alunos. O aluno observa tudo e se conecta profundamente com seus colegas. Se você gera uma satisfação real nos seus alunos, isso se propaga por toda a escola, e o contrário também acontece.

Não entregue um curso meia boca, um atendimento desorganizado e uma secretaria ineficiente. Todos os setores da sua instituição precisam agir comprometidos com o sucesso. Estudar na sua instituição é um plano de vida dos seus alunos. No final das contas você “vende” a transformação de pessoas, e não subestime a necessidade dessas pessoas estarem satisfeitas com essa transformação.

É importante que você atue ativamente no setor pedagógico da sua instituição, organizando, reciclando e medindo resultados. O seu ensino é a razão de existir da sua instituição, e você não pode se permitir ter um ensino de baixa qualidade, com professores desanimados e metodologias ineficientes. Dê atenção máxima para esse quesito e busque encantar seus alunos com um ensino indiscutivelmente de qualidade.

Para somar a um pedagógico eficiente, considere manter ações constantes de relacionamento com os alunos, promovendo eventos, momentos de lazer e entretenimento, feiras de oportunidades e toda iniciativa que estimule a satisfação e a interação – entre alunos, professores e com a instituição em geral.

Ao final, você reduz a possibilidade de evasão, seus alunos se tornam defensores e propagandistas da sua instituição e atuam como agentes de atração de novos alunos.

2. O diagnóstico pré-evasão

Os alunos evadem por causa da qualidade do ensino, ou mudam de endereço, encontram indisponibilidade de horário, não conseguem pagar, ficam desmotivados, se envolvem em conflitos dentro da instituição, se deixam levar pela concorrência e a lista segue.

Fato é que quase ninguém evade do dia pra noite. Na maioria das vezes é uma situação que se constrói com o tempo e desemboca na evasão.

Se você souber diagnosticar uma possível evasão, fica mais fácil agir para reverter a situação.

Existe um caminho clássico de diagnóstico, por meio da análise de performance dos alunos (notas e frequência) e da inadimplência. O aluno com baixa performance e inadimplente tende a evadir. Mas cuidado, que esse não deve ser o único critério. Caso contrário você estaria atuando só em uma parte da parcela de alunos com potencial para evadirem.

Por mais simples que pareça, uma pesquisa de satisfação ajuda em uma previsão mais completa. Você pode, por exemplo, rodar uma pesquisa NPS a cada dois meses com seus alunos e pelo resultado da pesquisa, fica prático identificar o grupo com mais chances de evadir.

Vale também perguntar diretamente: você pretende sair da instituição antes de concluir o curso? Se sim, por quê?

O principal é fugir do subjetivismo. Fazer a pesquisa aluno por aluno te dá uma amostragem objetiva da parcela dos alunos que pretendem evadir e as principais razões que os motivam. Daí você poderá ter um plano, também objetivo, de combate à evasão.

3. As ações anti-evasão

Com o diagnóstico feito, você sabe quem são os alunos que merecem uma atenção especial. Você sabe também as razões que podem gerar a evasão. Para tal, tente tratar a evasão de duas maneiras:

Ação imediata

Você pode abordar aluno por aluno e tentar contornar a solução. Se o problema é o pagamento, será que é possível negociar ou dar um desconto? Se é horário, quais as opções de novos horários de aulas? Se é motivação, não seria possível trocar para uma turma com outro professor? Mantenha um esforço para tentar contornar cada situação.

Ações de médio prazo

A pesquisa te dá respostas muito valiosas para o crescimento da sua instituição. Se uma boa parte dos alunos com chances de evadir está alegando que não estão satisfeitos com a qualidade do curso, está evidente que você, diretor ou mantenedor, precisa melhorar a qualidade do curso oferecido. E se eles reclamam do preço do curso, o que é melhor pra você, dar um desconto e tentar segurar aluno por aluno, ou repensar uma mensalidade – e formato – mais competitiva?

Sempre que converso sobre evasão com os parceiros da Captar Alunos eu digo que não tem fórmula mágica e tudo depende de como entregamos um curso que seja de real qualidade, na percepção do aluno e dos pais (se for o caso). Com isso feito, a evasão vai ser naturalmente baixa. E se você souber diagnosticar e agir ativamente com antecedência, é possível alcançar marcas ainda mais baixas.

Obrigado por ler até aqui.. Aproveito para deixar a sugestão de leitura do nosso Guia completo para Captar Alunos e acabar com a evasão.

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O guia completo para 
Captar Alunos

e acabar com a evasão

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