fbpx

Fidelização de alunos e marketing digital em época de Covid-19

Compartilhe

Os primeiros meses da pandemia de Covid-19 são uma época e tanto para discutir fidelização de alunos e marketing digital.

Com raras exceções — em situações de emergência os alunos de instituições de ensino superior e escolas regulares apresentam maior resiliência e tendem a continuar matriculados — o que temos visto é o aumento dos casos de cancelamentos de cursos.

E como a situação foge de qualquer cenário esperado, não há taxa de cancelamento ou contrato bem elaborado que evite os problemas em cursos livres, escolas de inglês e outros. Algumas instituições que ouvimos aqui no Captar Alunos chegam a falar de dois terços de evasão escolar.

A resposta a esse problema deve ser rápida, mas é absolutamente compreensível que os gestores fiquem atabalhoados. Eles devem tomar decisões de suma importância em poucos dias e dessas decisões dependem o futuro da sua escola.

Para que a situação não fique sufocante para você, escrevi este artigo com algumas dicas. Ele vai ajudar a compreender o cenário e, também, a fazer projeções para o futuro, até onde isso é possível. Leia até o fim!

O que o Covid-19 representa para a economia

O que diremos a seguir é fruto de conjecturas e da leitura atenta da opinião de especialistas no campo da economia. Não há como adivinhar o que se seguirá ao período de quarentena, mas é possível trabalhar com opiniões prováveis.

O primeiro sinal que foi dado tão logo a quarentena se instalou foi a forma como as pessoas recorreram aos vídeos. Trata-se de um tipo de conteúdo que, diga-se de passagem, já era tendência antes da pandemia.

Até onde sabemos, nenhuma plataforma de vídeo como Instagram ou YouTube ainda tornou públicos os dados sobre o aumento da presença dos seus espectadores online.

No entanto, todos nós notamos o crescimento da oferta e procura de lives nas nossas redes sociais. Não seria exagero supor que a busca por cursos em plataformas como Udemy e Coursera aumentou também, afinal, essas empresas não ofereceriam tantas opções a preços baixos se não fosse esse o caso.

Então, temos aí um esboço de para onde o futuro do ensino pode caminhar: as aulas online, principalmente divididas em conteúdos mais curtos (que é como os professores da plataforma Udemy oferecem seus cursos).

Outra predisposição que pudemos perceber foi como os espectadores passaram a atribuir valor à opinião de especialistas, principalmente do campo de saúde e economia. Em uma situação de emergência, todos querem uma orientação qualificada, o que casa perfeitamente com qualquer proposta de ensino.

Como reagir ao Covid-19 rapidamente

Certo, agora vamos usar essa análise para traçar um “plano de voo” imediato para você lidar com a crise que bate à porta.

Abaixo, elegemos algumas ações que podem salvá-lo de parte dos cancelamentos. Repare que não são ações caras, embora nem todas sejam fáceis do ponto de vista do tempo gasto e da resiliência da gestão educacional.

Explique o panorama aos alunos

Coloque-se no lugar do estudante que quer cancelar. Quais são os reais motivos que o levam a fazer isso? O primeiro e mais óbvio é o medo das dificuldades financeiras que virão nos próximos meses.

Ele se pergunta se ainda estará empregado, se a empresa que o contratou não fará uma negociação para baixar seu salário. A sua resposta para isso é fazer exatamente o que estamos fazendo neste artigo: dar a ele uma linha a seguir.

Então, abordar o papel das disciplinas que você oferece em um “mundo fechado”, como têm dito as autoridades sanitárias, vai trazer seus alunos à razão. Se você oferece ensino de artes, por exemplo, aborde a capacidade que ela tem de aliviar o estresse causado pelo confinamento.

Se dá aulas de inglês ou em cursos pré-vestibulares, faça lives comentando como estudar ou melhorar o currículo é se preparar para o mercado de trabalho que virá.

Ofereça conteúdo extra

Enquanto tudo está parado, você pode adaptar sua metodologia para a modalidade online ou oferecer conteúdos na internet que sejam complementares até que o retorno às aulas presenciais seja possível.

Disponibilizar aulas em vídeo sem necessariamente substituir uma coisa pela outra tem algumas vantagens: é mais barato, rápido e ainda gera nos alunos a sensação de que estão recebendo mais pelo mesmo preço que pagaram.

Use o marketing digital para fidelizar alunos

Seja como for, o momento é de aproximar a instituição dos estudantes. Isso pode ser feito com o disparo de uma série de e-mails automáticos a que só eles vão ter acesso, por exemplo. Esses e-mails podem entregar conteúdo em texto e vídeo, além de indicar leituras especializadas sobre o Covid-19 e também as disciplinas que eles estudam.

Além disso, é interessante aumentar a sua presença online nesse momento. Como vimos, as lives, os vídeos e as aulas a distância têm um grande apelo.

No entanto, elas devem ser coordenadas e as atividades, distribuídas entre a sua equipe. Nesse momento, pensar sobre como delegar tarefas é muito importante.

As mudanças decorrentes da adaptação para oferecer conteúdos online trazem inúmeras atividades novas, e se não souber delegar, elas vão ficar todas com você, gerando estresse e atrasos. Ou seja, é preciso coordenar as ações.

Não descarte também o uso de anúncios para levar seus conteúdos em vídeo nas redes sociais a mais pessoas. Esses anúncios devem ser corretamente segmentados, evitando altos custos e atingindo o maior público relevante possível.

Antecipar com exatidão os efeitos do novo coronavírus sobre a nossa economia é impossível. Mas é bem razoável e necessário que os gestores de instituições de ensino tentem antever alguns possíveis efeitos e se adaptar, praticando a fidelização de alunos com marketing digital.

Com este conteúdo, esperamos ter contribuído para que você consiga fazer isso. Respondendo rápido às mudanças, produzindo vídeos de qualidade e distribuindo esse conteúdo pela internet, você tem chances não apenas de não viver a crise de modo tão profundo, como também de antecipar tendências!

Mais conteúdos para explorar