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Como aumentar as matrículas escolares em 2022: foque nos leads!

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Perguntar-se sobre como aumentar as matrículas escolares em 2023 (ou antes) voltou a fazer sentido. Acabamos de entrar em um momento de estabilidade na área educacional e acabamos de passar pelo início do ano, período propício para matrículas.

Temos, em suma, mais motivos para pensar no futuro, e não apenas em sobreviver e pagar as contas, como foi nos últimos dois anos. À parte esse período de superação e seus aprendizados, o que vemos agora é uma volta à ordem natural das coisas.

Neste artigo, vamos abordar algumas questões que devem ter sua atenção ao retornar às atividades com força total. Continue a leitura para receber algumas dicas sobre como aumentar suas matrículas escolares e entenda onde os leads ajudam nisso.

Como deve ser uma estratégia de leads em 2022 

Para quem não está familiarizado com o termo, leads são aquelas pessoas que depositam a confiança na sua comunicação. Elas leem um conteúdo da sua instituição na internet e deixam o contato em um formulário, em busca de prolongar essa relação por e-mail ou pelas redes sociais.

Há alguns dias, falamos bastante sobre técnicas de captação de alunos. O sucesso do conteúdo foi tanto, que muita gente nos procurou para saber mais sobre o assunto.

Pois bem: agora, vamos abordar a outra metade dessa laranja, que é o marketing digital e a geração de leads propriamente ditos. Nada melhor que entender o processo como um todo agora, um momento ideal para planejar o crescimento da sua instituição.

Integre marketing e vendas nas matrículas escolares

O assunto do Captar Alunos é marketing educacional, mas há um motivo para sempre falarmos sobre vendas: ambos devem funcionar conjuntamente, como um relógio.

Os profissionais de marketing digital ajudam instituições como a sua a gerar leads qualificados para os vendedores. Isso quer dizer pessoas que têm o perfil desejado para se matricularem, estudarem por anos e saírem satisfeitas, falando bem da escola.

Por sua vez, os vendedores devem analisar a qualidade desses leads com base em sua conversão em vendas, no final do funil de marketing. Assim, forma-se uma estrutura colaborativa, em que um lado ajuda o outro a ser mais assertivo

Pessoas mudam

Os dois setores definem metas comuns e também o que vem a ser uma oportunidade de matrícula: aqueles leads que, pelo comportamento diante dos conteúdos que você entrega, destacam-se, parecendo prontos para uma abordagem comercial.

Nesse ponto, é muito comum cometer o erro de acreditar que uma oportunidade de matrícula é uma coisa eterna. Pensar que quem não se envolve hoje nunca vai ser um potencial aluno é um equívoco que pode custar muito caro.

Lembre-se de que as pessoas mudam.

Quem não demonstrou um comportamento favorável hoje, pode continuar aprendendo com seu conteúdo e se tornar um aluno no futuro. Marketing e vendas não são feitos apenas do hoje, mas de campanhas que preparam o terreno para investidas futuras.

Leve o processo de vendas até o final

Pelo mesmo motivo, você não deve abandonar uma abordagem de vendas ao considerar que um potencial aluno ainda não está educado o suficiente.

Quem não tem condições financeiras de se matricular hoje, por exemplo, pode estar economizando para estudar no futuro, ou receber uma proposta de emprego que permita investir em aperfeiçoamento e estudar para construir uma carreira.

Então, leve seu processo de marketing e vendas da primeira etapa até o final. Se, durante o processo, perceber que a oportunidade não tem perfil para se tornar um aluno, siga com o trabalho. Mostre que está ali para ajudar e seja reconhecido por isso.

Faça da venda uma consultoria

Aqui no Captar Alunos, acreditamos no Inbound Marketing, ou Marketing de Atração. Segundo essa linha profissional, as vendas são um processo de consultoria, e o fechamento da matrícula é um desdobramento natural da construção de um relacionamento.

Sendo assim, cada lead que se cadastrou para manter uma comunicação com você o fez por um motivo, e isso é importante para ele. Dentro das possibilidades da sua instituição, faça-se presente na vida deles como você gostaria que um parceiro comercial estivesse presente na sua.

Isso não é gastar dinheiro e tempo à toa. Trata-se de investir no futuro da sua instituição (e dos potenciais alunos) compreendendo que o agora é apenas uma das etapas disso. É bom tocar nesse assunto neste momento em que estamos caminhando para a segunda campanha de matrículas escolares do ano.

Agora, se sua instituição só tem ingresso em janeiro e fevereiro, também não é diferente. Aproveite esse tempo para planejar e executar um sistema de marketing integrado com as vendas, em que ambos se retroalimentam de boas informações.

Dados do Educa Insights sobre matrículas escolares

Para entender como essa readequação dos seus setores é urgente, separamos alguns dados retirados do Termômetro de Captação, um relatório da Educa Insights, empresa dedicada a pesquisas sobre o segmento educacional.

Em alguns cenários, cerca de 80% dos entrevistados declararam que pretendem começar (ou voltar) a estudar ainda em 2022. Uma estatística que comprova como a intenção de matrícula é real e urgente.

O ensino andou aos tropeços durante o período de isolamento social. Quem queria começar os estudos resolveu esperar os desdobramentos da pandemia, e as instituições viveram momentos de incerteza no seu marketing digital e vendas. Aqui no blog, sugerimos continuar o relacionamento com os potenciais alunos durante o período.

Pois bem, segundo o Termômetro de Captação, o momento é de atitudes para “ativar bases antigas e planejar uma campanha com CAC [Custo de Aquisição de Clientes] consciente”.

Percebe como a venda para instituições de ensino não é senão um processo de consultoria? Quem manteve leads recebendo conteúdo (o que a pesquisa chama de “bases antigas”) agora pode colher os frutos disso, ainda que, à época, todos estivessem com o pé atrás para se matricular, em função da Covid-19.

É assim que o marketing educacional funciona: integrado às vendas e vendo pessoas não apenas como alunos potenciais, mas como um professor enxerga um aluno, contribuindo para enriquecer seu processo de ensino-aprendizagem.Quer debater o assunto com a gente? Gostaria de uma ajuda para integrar seu marketing ao comercial? Precisa de uma agência de marketing digital especializada no segmento da educação? Então entre em contato com a gente!

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Todas as ilustrações deste blog foram retiradas do Freepik Storyset.