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O mercado educacional brasileiro em 2021: o que esperar?

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Embora o efeito Covid-19 seja uma variável muito importante para o mercado educacional brasileiro em 2021, ela não é a única. Outros fatores, alguns deles anteriores ao isolamento social, compõem esse complexo quadro.

Há questões econômicas e de mercado que já vinham influenciando o setor, assim como mudanças de hábitos pré e pós-pandemia. O difícil é conseguir prever uma conjuntura relativamente segura com base em tantos fatores.

Pois é exatamente isso que vamos tentar fazer nas próximas linhas. Escolhemos algumas forças que mais provavelmente vão impactar o setor, e as justificamos a partir de ideias ou comportamentos que já vêm sendo discutidos ou analisados.

Continue a leitura, prepare-se para os próximos meses e, quem sabe, reúna também sua lista de mudanças para discutirmos. Como você já deve saber, nós do Captar Alunos adoramos trocar opiniões sobre o setor educacional.

A economia ainda é uma incógnita

Há muitas publicações dando como certa uma recuperação econômica em 2021. Embora esse seja, sem sombra de dúvidas, o nosso maior desejo, acreditamos que ter o crescimento como certo a esta altura seria um misto de inocência e descuido.

Pelo menos por aqui, ainda não vimos provas claras o suficiente de que essa retomada vai acontecer. Isso é o fim do mundo? Certamente que não, mas planejar e executar um ano com a prudência necessária pode mudar o jogo a nosso favor sempre.

Então, invista em marketing digital, seja conservador em certas áreas e arrojado em outras (a ideia é que os próximos tópicos demonstrem quais são elas). Não acredite em milagres, mas também não pare tudo para esperar a calmaria.

Lembre-se que o mercado é muito suscetível a acenos de governantes ao definir preços de ações e outras forças motrizes da economia. E como não temos uma resposta coesa e alinhada dos governos, fica muito difícil prever crises ou retomadas.

Envolvimento mais amplo da estrutura familiar

Sobretudo para quem está imerso no ensino de crianças e adolescentes, a falta de participação dos pais nos processos escolares costuma incomodar. Do ponto de vista didático, essa ausência gera lacunas no aprendizado e dificulta conhecer o aluno.

Mas há outras implicações que nem sempre são associadas a uma atitude familiar mais participativa. Por exemplo, a fidelização de estudantes.

Quanto mais agregadora a experiência de ensino, mais retornos você tende a ter dessa experiência. Não é nem necessário mencionar que pais envolvidos, em geral, vivenciam mais intensamente o ensino dos filhos e também o elogiam para outros pais.

O que quase não tem sido falado é que as aulas online ajudam nesse envolvimento.

Ou seja, antes, a criança levava sua vida escolar em um local muitas vezes a quilômetros dos pais. Agora, suas aulas estão acontecendo dentro de casa, na tela de um computador, ali do lado.

Então, temos uma nova perspectiva de participação familiar e, com ela, novas maneiras de engajar, demonstrar a excelência do processo educativo, fidelizar e conseguir indicações de novos alunos.

Pense campanhas que valorizem isso. Um bom exemplo pode ser um aulão uma vez a cada dois meses em que os pais participam, por exemplo.

Maior importância do conteúdo gerado pelo usuário

Ao abordar o assunto das indicações, é impossível não falar também no UGC (User Generated Content ou Conteúdo Gerado pelo Usuário). Uma tendência anterior à pandemia em muitas áreas e que veio para ficar.

As redes sociais tornaram-se plataformas de trocas de opiniões, recomendações e críticas a produtos e serviços.

E as tendências apontam para que os consumidores continuem seguindo as opiniões dos amigos antes de uma compra. Isso deve seguir valendo, sobretudo num cenário em que a contratação de serviços online, tida como mais impessoal, impera.

O curioso dessa história, e que temos averiguado inclusive entre nossos clientes aqui no Captar Alunos, é que as pessoas pensam que a produção desse conteúdo é espontânea. Ao encarar dessa forma, desperdiçam a oportunidade de fazer marketing.

Incentive regularmente a produção de conteúdo sobre você por seus alunos ou pelos pais deles. Peça avaliações, opiniões, faça enquetes e distribua brindes para quem menciona seu trabalho positivamente.

A nossa aposta é que a pandemia vai criar consumidores mais engajados com as marcas, principalmente online. Afinal, o senso de propósito da educação parece aumentar a cada dia, como resposta às dificuldades de 2020.

Adaptação dos setores para o ambiente online

Durante a pandemia, o desafio do funcionamento das escolas não esteve relacionado apenas às aulas. Também os diversos setores operacionais precisaram se reorganizar às pressas para atender a distância às suas diferentes demandas.

Assim, por exemplo, o atendimento das escolas que contavam com sistemas de visitas para trazer novos alunos precisou se modernizar.

A estrutura da instituição — que era tida como a principal responsável na decisão pela matrícula — deu lugar à capacidade de conciliar disciplinas online e oferecer conteúdo complementar a distância, segundo pesquisa da plataforma Think With Google.

Claro, ter um espaço físico confortável e adaptado ainda é importante (ainda segundo a pesquisa referida), mas há outros fatores estruturais que são mais bem-vistos, como é o caso da existência de laboratórios, bibliotecas e polos EaD.

A parte didática sofreu com as adaptações também, e isso gerou uma nova modalidade: o Ensino Híbrido. A adequação dos professores, louvável e heroica, é a grande responsável pelas novas configurações do ensino na pandemia.

Ao criar hipóteses para o futuro, é importante pensar no período de isolamento, mas também considerar um contexto maior. Afinal, boa parte das mudanças que se consolidaram já existiam embrionariamente nas décadas anteriores.

O isolamento social, que já dura mais de um ano enquanto este artigo é escrito, com certeza é um marco, mas está longe de ser a única variável da complexa equação que é a educação no país.

Esperamos ter ajudado você a conjugar mais e melhor esses fatores.

E se quiser um plano prático para conseguir captar muitos alunos no novo normal, não deixe de fazer o download do nosso guia. Ele foi preparado levando em conta nossa experiência de mercado ao longo de 2020, e está cheio de novidades!

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