Toda escola deve ter um planejamento escolar. Mesmo que ele não esteja registrado em papel ou contido em um arquivo de computador, existe uma linha pedagógica e organizacional dividida entre professores e demais colaboradores.
Pode acontecer de ele ser tratado de uma forma mecânica pelos gestores escolares. Se for visto internamente com desdém ou ceticismo, esse plano perde sua força, que é a de reunir todos os setores da escola em uma única estratégia.
No artigo de hoje, vamos examinar esse documento de perto, demonstrando sua importância, como ele deve ser pensado e o que não pode ser deixado de fora. Continue a leitura até o fim e veja, também, porque o seu marketing digital deve fazer parte do planejamento escolar.
O que é planejamento escolar
Trata-se de um plano organizacional que contempla linhas didáticas, pedagógicas e estruturais de uma escola ou instituição. Ele é composto, por exemplo, pela grade de conteúdos que vão ser administrados pelos professores e outros agentes pedagógicos.
Mas o planejamento escolar não deve parar por aí. Como declaração organizacional que é, ele também recebe informações sobre funcionamento, regras internas, funcionamento administrativo e designação ou contratação de profissionais.
Por que o planejamento escolar é importante?
Nele, estão detalhadas as formas pelas quais a escola pretende atingir sua missão por meio dos seus valores. Ou seja, de certa forma, ele é um detalhamento prático do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da instituição.
Sendo assim, um ano letivo sem esse tipo de estruturação pode se tornar algo sem propósito e incoerente com os objetivos educacionais. Para quem acredita que o intuito da instituição deve ser formar cidadãos conscientes — para além de apenas transmitir conteúdo — trabalhar sem o planejamento escolar é muito ruim.
Mas não é só isso: no caso das instituições particulares, o planejamento escolar também pode ajudar a organizar as estratégias de captação de alunos. Afinal, para educar é necessário pagar as contas e ter dinheiro em caixa, concorda?
Para que serve esse documento e como é utilizado?
Nós, do Captar Alunos, enxergamos o planejamento escolar de uma maneira um pouco diferente da habitual. Acreditamos que quanto mais ampla for a aplicação desse documento, melhor estarão orientadas as práticas escolares de forma geral.
Antes de defendermos essa nova abordagem, porém, convém explicarmos como o planejamento escolar é visto nos contextos escolares mais comuns. São três as suas aplicações principais.
Unificar as estratégias didáticas e pedagógicas
Antes de ensinar, é necessário planejar. Sendo assim, as estratégias didáticas e pedagógicas da escola devem ser registradas no Plano Político-Pedagógico e, a partir dele, detalhadas no planejamento escolar.
Enquanto o PPP fala sobre missão, visão e valores em termos conceituais, o planejamento desdobra isso em ações: quais disciplinas serão ensinadas, com que carga horária, com qual enfoque etc.
Ou seja, ambos são documentos complementares e que podem ser usados em conjunto como forma de distribuição, análise e planejamento do conteúdo escolar.
Dar um sentido administrativo e organizacional
A administração da escola também é algo a ser pensado pelo planejamento escolar. Na verdade, ele é talvez o principal documento onde princípios organizacionais podem ser colocados lado a lado com os conteúdos das aulas.
Fazer isso é importante, já que parte da administração a iniciativa de desdobrar as propostas escolares, e fazer isso em um mesmo plano torna tudo mais realista. O próximo passo é incluir o planejamento financeiro.
Nortear o setor financeiro e os investimentos
Embora o funcionamento da escola e sua missão partam, em muitos casos, da visão dos gestores, é o financeiro quem tem poder para dizer se tais estratégias são ou não viáveis e colocar prazos de execução realistas, transformando-as em orçamentos.
Essa visão pode parecer demasiadamente focada em dinheiro, mas o ponto é que a sobrevivência financeira da instituição é uma prioridade face a outros projetos. Se o financeiro coexiste com outros tópicos, isso fica mais claro para todos.
O Marketing Digital entra no planejamento escolar?
Se você acompanha o Blog do Captar, sabe que defendemos que o marketing digital não deve ser pensado como algo suplementar no dia a dia das escolas. No nosso entendimento, ele é um dos pilares que sustentam uma instituição, permitindo sua saúde financeira e a realização de objetivos mais audaciosos.
Em outras palavras, normalmente o marketing digital não aparece nesse documento. No entanto, somos da opinião de que mídia paga, marketing de conteúdo, e-mail marketing e outras iniciativas ligadas à publicidade digital devem compor o planejamento escolar.
Por que incluir o marketing no documento
Os motivos para isso são os mesmos que defendemos para que pedagógico, administrativo e financeiro apareçam juntos: o planejamento escolar é uma maneira de estabelecer as bases pedagógicas e também de planejar sua execução.
O marketing educacional, por sua vez, é uma das frentes que permite viabilizar essas bases.
Com poucos alunos, o financeiro fica frágil, o que compromete a execução do Plano Pedagógico. Por outro lado, com muitas matrículas escolares, os setores se adaptam e expandem, permitindo propostas didáticas mais ousadas e fundamentadas em um caixa gordo. Quem não gostaria de viver um cenário assim?
Vale repetir: toda escola deve ter um planejamento escolar. Além disso, ele não deve ser encarado como mera formalidade. É necessário aplicar sua proposta pedagógica, depois que ela for pensada a partir do financeiro e organizada pelo administrativo.
E tudo isso só vai funcionar perfeitamente se o marketing digital também figurar no documento. Experimente fazer dessa forma a partir de agora e veja como as coisas começam a ficar mais claras em um piscar de olhos. Não se esqueça de baixar o nosso guia completo para captar alunos e acabar com a evasão. Nesse momento de retomada do crescimento das escolas no pós-pandemia, ele contém informações preciosas para você!