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20 dicas sobre como gerir uma escola que não estão na internet (até agora)

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Cansado de ler artigos no Google e encontrar sempre as mesmas respostas para perguntas que talvez nem sejam as suas? Vamos tentar sair do lugar comum e soprar um pouco de ar sobre a questão de como gerir uma escola.

Abaixo, você encontra, em tópicos curtos e rápidos aquilo que primeiro foi um brainstorming da equipe do Captar Alunos. Levantamos os 20 maiores desafios para transformar uma instituição.

Todos os tópicos podem ser aprofundados em outros artigos do nosso blog, e você vai encontrar links para eles ao longo do texto, quando for o caso. Mãos à obra!

1. Automatize tarefas

Todo gestor que entra em contato com a gente está sem tempo. E a falta de tempo é um círculo vicioso, então, é preciso dedicar algum… tempo para resolver esse problema.

Tire uma tarde e faça uma lista de aplicativos que podem automatizar tarefas para você. Vamos deixar algumas sugestões grátis aqui: Mailchimp, Trello, Evernote, Asana e Todoist.

2. Pulverize a estratégia

Quanto mais gente que trabalha na sua instituição de ensino souber de onde ela parte e aonde pretende ir, melhor. Você dedica um espaço na sua reunião para falar a respeito com professores, profissionais da secretaria e outros?

3. Coloque o marketing no cotidiano

Ao pulverizar os planos, você coloca discussões sobre marketing no cotidiano da escola e enriquece o trabalho das pessoas. Além disso, acaba convidando-as, indiretamente, a pensar a estratégia junto com você. Muitas cabeças pensam melhor que uma.

4. Permita a transformação

Compartilhe também os números. A Transformação Digital (e o Marketing Digital) permite medir e funciona como um catalisador das decisões com respaldo numérico. Nas reuniões pedagógicas, convide seus professores a provarem suas impressões, críticas e opiniões numericamente, além de fazer isso você mesmo.

5. Coloque seus princípios na balança

Por aqui, a gente conhece muitos gestores que rechaçam uma visão financeira da educação. Nós também não gostamos de pensá-la apenas por esse viés.

No entanto, seja modesto com suas pretensões qualitativas. O primeiro objetivo de toda instituição é ser sustentável financeiramente, e você não pode criar uma bolha no seu pedagógico, esquecendo-se do resto.

6. Coloque uma tática no financeiro

Tem gente que acha que o financeiro eficiente é aquele que sai cortando custos a torto e direito. É claro que enxugar é bom, mas tome cuidado para não comprometer a qualidade dos setores. Certos investimentos são fundamentais para a sua excelência.

7. Humanize o marketing…

Ensinar as pessoas é um serviço inestimável. Ele permite a evolução do corpo, da mente e um melhor posto no mercado de trabalho.

Então, é preciso saber demonstrar nas redes sociais e no seu site o que é o cotidiano da sua escola. Use as palavras certas, escolha as imagens com cuidado, transmita princípios sólidos em vez de apenas entregar uma página de matrículas.

8. … mas coloque tudo em números

Mas também não é só de tiradas criativas que vive uma instituição. Essas imagens, o texto, as cores, os ideais precisam estar alinhados a objetivos de marketing, que por sua vez devem poder ser medidos.

A gente sabe que é um desafio conciliar as duas coisas, mas quem consegue ganha dinheiro, goza de uma autoridade na internet e pode aplicar seus preceitos de mais alto valor.

9. Invista em fidelização

Sua primeira preocupação deve ser manter os alunos na escola. Sua segunda preocupação deve ser novos alunos. Não é novidade que conseguir fidelização sai mais barato que campanhas para novos alunos.

10. Gaste tempo no pós venda

Fidelização é quase sinônimo de pós-venda eficiente. Então, você já tem uma boa ideia a respeito de por onde começar. O seu marketing digital tem função muito importante naqueles momentos logo depois da matrícula.

Nessa hora, o aluno é quase como aquela pessoa que comprou alguma coisa online e fica o tempo todo na janela esperando o entregador.

11. Relacione-se por e-mail

As pessoas consideram intromissões nas suas redes sociais como um problema. Mas ninguém age assim com relação aos e-mails. Ele ficam lá, aguardando o interesse dos seus alunos, e vão ser lidos no momento deles, o que ajuda demais a transmitir a mensagem.

13. Crie uma comunidade

A escola já é uma comunidade, e esse é um grande motivo para as pessoas preferirem aprender nas aulas em grupo.

Então, faça das suas redes sociais e site uma extensão desse espírito comunitário. Convide todos a participar e abra canais de discussão, como grupos no Facebook, por exemplo.

14. Aplique o marketing à gestão

Você não acreditaria em quantas perguntas incômodas podem ser respondidas apenas dando uma olhada nos números que o seu marketing produz. O que seus alunos gostam, que ação é melhor para fidelizar, quem responde melhor a que tipo de conteúdo… tudo isso está lá, em forma de números e gráficos.

15. O EaD, lembre-se do EaD

Você não precisa abandonar as aulas presenciais para aderir ao Ead. Aliás, a pandemia tem mostrado como é ruim colocar todos os seus ovos na mesma cesta.

Diversifique as modalidades de ensino incluindo cursos a distância que façam sentido e sejam complementares ao que é estudado presencialmente.

16. Lance mão da inteligência de negócios

O mais correto seria dizer lance mão da inteligência de negócios e da inteligência artificial. A primeira muda sua forma de encarar a gestão, colocando as coisas em pratos limpos. A segunda gera os dados que você precisa para essa mudança.

17. Combata a evasão

Evasão escolar é sintoma de vários problemas na sua instituição. Pode ser por plano pedagógico ruim, secretaria ineficiente, falta de um marketing pós-venda, gestão pouco racionalizada e outros. E sempre vai resultar em problemas financeiros para você.

18. Monte um setor de matrículas 

Não importa se você tem uma ou dez pessoas para fazer isso. Um setor de matrículas não é composto por um monte de pessoas, mas por uma ou mais pessoas com procedimentos claros e metas fáceis de entender.

19. Capriche na proposta pedagógica

Ela deve ser simples, funcional e comprovada. Ah, e uma boa metodologia de ensino é o que mais ajuda no marketing boca a boca. Por outro lado, não tem marketing que salve um serviço ruim.

20. Aprenda todos os dias

Você já percebeu que em menos de uma semana o mundo pode virar de cabeça para baixo. Então, não dá para acordar todos os dias encarando a vida da mesma forma. Estude, recicle-se e esteja sempre aberto a novidades.E por falar em estudo e novidades, não deixe de acompanhar o blog do Captar Alunos. Como dissemos no início deste artigo, tudo que abordamos aqui pode ser aprofundado em algum dos nossos textos lá!

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