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Rumos da Educação: o que deve mudar

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Em meio a um momento atípico, com novas noções e aprendizados em todos os mercados: é assim que todos nos encontramos. Aqui no Captar Alunos, frente a essa situação surreal, fruto de uma crise sanitária mundial, também tivemos que nos reinventar.

Como especialistas em marketing educacional, precisamos agir rápido.

Compreender antes novas tendências, avisar sobre possíveis decisões desastradas e crises.

De tudo quanto escrevemos nesse período, fizemos um apanhado abaixo. Seguindo a leitura, você encontra os temas que elegemos como fundamentais em 2020 e que devem continuar importantes nos próximos anos.

Em cada tópico, há um link para um artigo que debate o tema mais a fundo. Boa leitura!

Tecnologia na educação

Os gestores de escola pareciam ter uma certa aversão a tecnologizar suas instituições, regra que tinha como exceção apenas as opções de Ensino a Distância.

Sem opções presenciais, houve uma escalada na busca por aplicativos de videoconferência, novos logins em ferramentas educacionais como o Google Classroom e outros.

Esse tipo de aproximação, a nosso ver, acabou contando como um ponto positivo em meio a tantas más notícias para o setor educacional em 2020. No ano que se inicia, é certo que essa busca deve se aprofundar.

Esperamos que haja uma universalização do uso de ferramentas em nuvem e softwares, e não que as melhorias fiquem restritas ao que ponto em que estão hoje.

Menos renda, mais flexibilidade

Baseado em um estudo muito aprofundado do blog Think With Google, que pertence ao gigante das buscas do Vale do Silício, notificamos nossa audiência sobre a renda dos estudantes depois da pandemia.

Grosso modo, você pode se preparar para lidar com baixas no poder aquisitivo dos seus alunos e uma já esperada alta no custo de vida deles. Isso significa uma maior inadimplência, e você deve lidar com ela sendo flexível.

Ofereça opções de pagamento, parcele. Sobretudo, mantenha os alunos matriculados.

E um último detalhe: pela própria natureza do retorno financeiro e profissional no pós-pandemia, alguns cursos têm mais potencial de desistência que outros. É fundamental que você saiba muito bem esses números e invista mais onde o abandono tende a ser menor.

Ensino a distância até para quem não é EaD

O Ensino Híbrido acabou significando um confortável meio-termo entre as opções a distância e presenciais. Hoje, uma instituição presencial oferecer cursos online agrega valor à sua proposta pedagógica.

A flexibilização e regulamentação dos polos EaD, por outro lado, demonstram como também o Ensino a Distância precisa oferecer aulas presenciais para ser considerado de excelência.

Esse tipo de ajuste entre extremos ilustra muito bem como a resposta a tempos de crise é sempre a adaptabilidade. Durante anos, no Brasil, discutia-se sobre uma substituição das aulas locais por EaD, algo que nunca passou nem perto de acontecer.

Maior competitividade

As desistências vão acabar ocorrendo, isso é fato. A boa notícia é que elas tendem a ser muito menores do que se espera, já que, como demonstramos, a maior parte dos estudantes acha o curso importante o suficiente para priorizá-lo no período pós-pandemia.

Mesmo assim, vai haver menos alunos e, provavelmente, o mesmo número de instituições de ensino. Essas instituições estarão flexíveis o suficiente para manter seus alunos matriculados e conseguir novos.

Então, é certo que a competitividade deve aumentar de 2021 adiante, o que torna urgente se preparar e aderir aos diferenciais que temos apontado neste artigo e no resto do blog do Captar Alunos.

Ah, e tenha em mente que essa flexibilidade não deve ser um pretexto para fazer destituição de valor. Com isso, você e sua concorrência perdem, já que o desespero nunca é bom conselheiro.

Urgência por taxas de evasão baixas

Se tem menos gente topando estudar, sua fidelização se torna uma questão capital. E também deve cair por terra a ideia de que apenas um bom plano pedagógico e bons professores evitam a evasão.

Manter os estudantes matriculados é fruto de um esforço conjunto que, em alguns casos, muda a própria cultura da sua instituição de ensino. Se você quer alunos mais satisfeitos, foque em processos mais fáceis.

Desburocratize, acelere etapas com tecnologia, recolha opiniões, ouça mais do que fale. O simples fato de se sentir ouvido já aproxima o estudante, e isso é uma espécie de orientação geral que você pode fazer circular entre os seus setores.

Adivinha? O marketing digital

Não é que o marketing vai mudar drasticamente. Ele certamente tem se adaptado, mas o fundamental é compreender que a necessidade por ações e publicidade online vai aumentar muito.

Quem não estuda o tema o suficiente, tem o hábito de pensar apenas em anúncios e páginas em redes sociais quando falamos a respeito.

Mas o marketing digital eficiente tem a capacidade de transformar desde a forma como você se comunica até a fidelização de alunos da sua instituição. E não só isso: também seus processos internos acabam se redefinindo com base em campanhas bem-sucedidas.

Se 2020 virou tudo de cabeça para baixo, é chegada a hora de colocar os pés no chão novamente. Ficar confuso e perder o ponto faz parte do processo. O que não pode acontecer é não aprender com os contratempos.

Afinal, vale a máxima de que “o que não mata, fortalece”. Com certeza, sua instituição estará mais forte e coesa no futuro, se você souber tirar as lições certas de tudo que 2020 ofereceu.

Não deixe de baixar o nosso Guia Prático Para Captar Alunos e Acabar com a Evasão. Se ele já era importante em 2020, agora tornou-se indispensável!

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