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Como abrir uma escola: ações, setores e prioridades

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Educadores não costumam ser receptivos à ideia de que uma instituição de ensino pode ser encarada como uma empresa. Essa desconfiança, até certo ponto, é benéfica. Afinal, comercializar a educação e o aculturamento das pessoas tem limites.

No entanto, resistir excessivamente à abordagem empresarial necessária ao assunto também pode ser muito nocivo, sobretudo nos primeiros meses. Compreender como abrir uma escola envolve planejamento e trâmites dignos de empresários.

Pela nossa experiência aqui no Captar Alunos, sabemos que muitas escolas são abertas por professores que estão muito acima da média (ou têm muitas expectativas) da sua profissão.

Eles se sentem subaproveitados no trabalho, seja do ponto de vista da sua capacidade pedagógica ou dos ganhos financeiros.

Se esse é o seu caso, veio ao lugar certo.

Nas próximas linhas, fornecemos os detalhes e reflexões que você precisa cumprir e desenvolver antes de se tornar o dono de uma instituição de ensino. Continue a leitura e prepare-se para virar essa página na sua vida!

Qual é o momento de abrir uma escola?

Antes de se perguntar como abrir uma escola, é interessante se indagar se isso é realmente o que você quer.

Sendo honestos, podemos dizer que ter a própria instituição de ensino não é nada fácil. Exige trabalho duro, gera estresse, requer habilidades que você nem sonha que possa desenvolver. No entanto, essa é a parte gostosa também: vencer desafios.

Repare que uma coisa é ser professor e outra muito diferente é ser gestor.

O conhecimento inerente à profissão docente é de natureza teórica e prática, mas não é tão subjetivo e dinâmico quanto às informações que levam um administrador a tomar suas decisões diárias.

Será que você está pronto para se tornar o dono de uma instituição de ensino? Veja os tópicos que separamos abaixo e responda a essa pergunta.

Quando você tem experiência

Professores de primeira viagem têm pouco conhecimento sobre o funcionamento interno de uma escola. É natural da sua profissão que eles tenham acesso apenas a questões relacionadas à parte pedagógica.

Vamos comentar as divisões de setores de uma escola mais adiante. Por ora, tenha em mente que só com um bom “tempo de casa” você será capaz de observar e refletir sobre a integração entre as áreas administrativas escolares.

Portanto, recomendamos que, se você é professor, pense em tornar-se dono de uma instituição apenas quando tiver uma experiência mais ampla a respeito do funcionamento de uma escola.

Se você é um administrador e nunca deu aulas, por outro lado, recomendamos que encontre um professor competente para ser seu sócio. Da contraposição entre assuntos pedagógicos e administrativos é que nasce uma grande instituição.

Quando tem vontade de trabalhar duro

Essa vale para qualquer um dos dois profissionais: não abra uma escola, curso de idiomas, não dê aula de música, balé ou teatro por conta própria se não estiver disposto ou disposta a trabalhar duro.

As demandas gerenciais são tantas nesse ramo, que em breve você se verá na necessidade de contratar funcionários para dividir as tarefas com você.

E quando começa a gerenciar pessoas, certos problemas práticos são resolvidos e outros mais subjetivos começam a aparecer. Então, resiliência e habilidades gerenciais costumam substituir o tradicional apego que os professores têm.

Você começa a perceber que organização é muito importante, assim como a sensação do dever cumprido mesmo que isso signifique abrir mão de padrões muito altos de qualidade. O famoso “feito é melhor que perfeito”.

Tudo isso somado significa trabalhar duro e de uma forma muito, muito inteligente. Então, esteja preparado para essa mudança.

Quando sua visão e valores não são ouvidos

É natural que, em certo momento, nossos anseios parem de ser correspondidos na empresa em que trabalhamos. Isso é quase inevitável, sobretudo aos profissionais de destaque em suas áreas, um ponto em que escola e empresas são muito parecidas.

Se você está se sentindo estagnado na profissão docente, pode ser que ter sua própria escola reacenda aquela chama dos primeiros anos.

No entanto, vai ser necessário bem mais do que força de vontade para fazer as coisas funcionarem. É sobre isso que vamos falar nos próximos tópicos deste artigo.

O que uma nova instituição precisa para funcionar?

Agora, vamos abordar cada um dos setores que fazem uma escola funcionar. A visão que vamos compartilhar nas próximas linhas é fruto da observação que fazemos dos nossos clientes do Captar Alunos.

Ela apresenta uma organicidade, de modo que cada setor, quando bem gerido, influencia os outros, modificando-os. Isso gera um círculo virtuoso de aprendizado multidisciplinar.

Sabemos que essa opção vai parecer contraditória, mas vamos começar pela área responsável pela captação de novos estudantes.

Um setor de matrículas

Não, não é pela metodologia de ensino que uma escola começa. E também não duvidamos da sua qualidade para elaborar uma, muito pelo contrário.

Acontece que, se uma escola não consegue alunos, ela cessa de existir no espaço de poucos meses ou anos, e não é possível nem mesmo colocar um plano pedagógico à prova. Porque, convenhamos, modelos de ensino precisam evoluir sendo testados.

Comece sua instituição com um esquema seguro para conseguir novos estudantes. Mais que isso, garanta que eles vão continuar vindo sempre — o que, em outras palavras, significa dizer que esse esquema deve ser escalável.

Há outros desafios embutidos nessa parte: como você garante que as pessoas responsáveis por fechar com os estudantes vão dar conta da demanda que o marketing cria para a sua escola?

Se elas não conseguem atender todos os interessados, estão investindo mal seu tempo ou são necessários mais funcionários?

Didática e pedagogia

Uma vez que os alunos estejam entrando profusamente, é necessário recebê-los com uma metodologia adequada aos seus interesses.

Não vamos nos alongar nessa parte, pois ela deve ser a que você mais domina. No entanto, vale dizer que nem sempre o que você pensa ser necessário e transformador vai corresponder ao que seus estudantes consideram bom para si mesmos.

Seja humilde nessa hora. Reconsidere, ouça e remodele certos aspectos pedagógicos.

Administração e secretaria

Há uma certa tendência de as secretarias e administrações de escolas utilizarem métodos obsoletos.

Por generalista que pareça essa afirmação (e embora a gente não tenha dados para comprovar isso), é algo que percebemos em muitos dos nossos novos clientes.

Além de ineficientes, setores pouco informatizados ajudam a formar profissionais com baixa aderência à tecnologia, o que é muito ruim para o seu futuro.

Existe uma paixão generalizada nos tempos atuais por tudo que é moderno e digital. É verdade que nem sempre esse apego se justifica; mas as pessoas já estão acostumadas a valorizar estruturas informatizadas e digitalizadas.

Resumindo, tenha profissionais, softwares e equipamentos atualizados nesse que é o setor mais importante para a organização da sua futura escola.

Marketing digital

Tudo que enumeramos até aqui pode ser aprendido e fortalecido por meio do marketing digital. Ele ajuda, claro, a captar novos alunos, mas não apenas isso.

A evasão escolar pode diminuir quando você investe na comunicação com os estudantes; e adivinha qual setor é responsável por resolver isso? Sim, o marketing que, além de tudo, também ajuda a explicar a sua metodologia pedagógica para o máximo de pessoas possível.

O romantismo de pensar que apenas um bom conteúdo escolar vai trazer muitos alunos até você pode deixá-lo frustrado e preso num beco sem saída.

Invista em uma campanha completa de comunicação com potenciais alunos. Aborde as dúvidas deles, suas principais dores, compreenda como a cabeça deles funciona e, sobretudo, faça pequenas modificações nos seus planos de aula para contemplar isso.

Como abrir uma escola: trâmites burocráticos

Para o bem da sua escola e do mercado de ensino, também há algumas etapas — certo, algumas delas são bem burocráticas — para regular o processo.

Abaixo, fizemos um resumo das principais. Tenha em mente que o processo pode ser diferente dependendo de se você pretende começar a trabalhar com cursos livres, de idiomas, escolas normais ou instituições de ensino superior.

Pode ser que haja diferenças para modalidades de Ensino a Distância ou presencial também, principalmente no que tange  à abertura de um Polo EaD.

1. Faça uma análise de mercado

Antes de entrar nos trâmites que envolvem a papelada, é você quem deve ser metódico sobre como sua nova escola vai se posicionar. Uma análise de mercado envolve o reconhecimento de três fatores:

  • análise das suas forças e fraquezas internas;
  • análise da concorrência;
  • compreensão das necessidades do seu público-alvo.

Isso inclui saber sobre a sua futura área de atuação, por exemplo. Existem muitas escolas por perto? Qual é o poder aquisitivo do público que mora ou frequenta a região? Essas pessoas são mais focadas em aprimoramento intelectual ou preparo para o mercado de trabalho?

Via de regra, entender o público e a concorrência ajuda a decidir como você vai posicionar sua escola. É interessante que o seu planejamento pedagógico não concorra diretamente com outras instituições e, ainda assim, atenda os desejos do público.

2. Tenha capital

Segundo dados do Sebrae publicados pelo Portal G1, 39% dos brasileiros abrem uma empresa sem saber qual é o capital necessário para começar.

E o montante necessário para dar início às atividades é um aspecto em que as escolas se assemelham a outros empreendimentos. O capital faz parte do plano de negócios, que é essencial para a sobrevivência nos primeiros cinco anos.

Depois desse período, as operações da instituição são consideradas de baixo risco. Isso significa que ela sobreviveu à parte crítica da sua fundação, quase sempre por causa do fundo de emergência que estava na conta desde o início.

3. Estruture sua escola

Já falamos bastante sobre a interação dos setores nos tópicos anteriores. Caso queira se aprofundar no tema, aqui mesmo no blog do Captar Alunos temos vários artigos e materiais para desdobrar o assunto.

Assim, você vai começar a enxergar a interação entre marketing escolar, proposta pedagógica, administração e captação de novos alunos.

4. Organize a documentação

Agora sim, vamos à burocracia propriamente dita.

Na maior parte dos casos, a abertura da sua instituição passa pelas seguintes etapas (não necessariamente na ordem exposta abaixo):

  • preenchimento de um requerimento assinado pelo representante da escola, solicitando sua regularização junto à Secretaria de Educação;
  • emissão do Contrato Social da instituição (por meio de uma cópia autenticada em cartório);
  • emissão do CNPJ da escola;
  • protocolo em cartórios de protesto de uma cópia ou das Certidões Negativas de Débitos originais dos sócios, junto a outros documentos fiscais que podem ser solicitados;
  • uma Declaração de Idoneidade assinada pelo representante legal da instituição;
  • um termo de responsabilidade, também assinado pelos representantes legais da escola;
  • comprovação de contrato de aluguel ou escritura do imóvel onde a instituição vai funcionar;
  • descrição da planta do imóvel com legenda e detalhamento de todas as áreas de uso;
  • descrição dos materiais e acervo didático-pedagógico (incluindo livros e materiais) que vai ser utilizado para as aulas ou em quaisquer outros setores, e que devem estar identificados pelo espaço a que pertencem;
  • uma relação dos ativos do setor de Recursos Humanos (se houver), incluindo funcionários, funções, horários e outros detalhes sobre o trabalho;
  • descrição detalhada do plano de capacitação contínua do quadro de funcionários da escola;
  • declaração em que conste a capacidade total da escola (seu número máximo de alunos);
  • projeto político-pedagógico em duas vias;
  • regimento escolar em duas vias.

Reunir qualidades de gestor e educador certamente não é fácil. Os desafios de aprendizado e aperfeiçoamento pessoal e profissional são grandes, assim como a necessidade por habilidades de gestão de pessoas e proatividade.

No entanto, como tentamos demonstrar ao longo deste artigo, ser professor e dono de escola são coisas bem diferentes. Claro, algumas aptidões são comuns e muito desejáveis, mas é sempre bom entender que essa mudança é desafiadora.

Esperamos que este artigo tenha fornecido as linhas gerais para você saber como abrir uma escola. Sobretudo, esperamos que tenha compreendido a importância de um funcionamento orgânico dos setores, incluindo o marketing digital.Se quiser mais detalhes sobre como captar alunos e ter um plano para evitar a evasão na sua nova escola, não deixe de baixar o nosso material gratuito sobre o tema. Seu novo empreendimento merece mais essa leitura!

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